A Prefeitura de Teresina e Secretaria Estadual de Educação do Piauí retornam de visita técnica, que ocorreu nesta semana, no município Paulista de Jundiaí. Assim como Teresina, a cidade integra a rede Urban95 e a comitiva piauiense pode conhecer o projeto Cidade das Crianças.

A equipe é formada pelos secretários municipais de Planejamento e Educação, João Henrique Sousa e Nouga Cardoso, respectivamente; pela Secretaria Executiva de Planejamento e Gestão da Prefeitura de Teresina, Kárita Allen. Além da Diretora de Ensino da Secretaria Estadual de Educação, Maria José Mendes, e da Gerente de Ensino Fundamental da Secretaria Estadual de Educação, Marília Aragão.

Os gestores tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pelo programa Mundo das Crianças e pode retornar ao estado do Piauí com direcionamentos e ideias para serem aplicadas na atual gestão, como a inclusão de mais ações educacionais no Plano Plurianual (PPA) 2022-2025, além da instituição de um Comitê das Crianças com 24 membros e poder deliberativo. A visita foi acompanhada por Marcelo Peroni e Sylvia Barbosa Angelini, gestor de Cultura e diretora do Departamento de Urbanismo da cidade, respectivamente.

“Esta visita técnica é para que possamos ver na prática a aplicação dessas ações e como podemos replicar na nossa cidade e ter melhorias de espaços públicos, mobilidade e outros serviços voltados para a infância”, explicou o secretário municipal de Planejamento e Coordenação de Teresina, João Henrique Sousa.

No espaço Mundo das Crianças, a equipe conheceu seus diferentes espaços, como a Casa da Árvore e o foguete, que são espaços símbolos do programa. A visita já se organiza para que as ideias já existentes e aplicadas pelo programa na cidade de Jundiaí possam ser direcionadas para realidade da capital piauiense, visando uma integração da primeira infância e um desenvolvimento eficaz no sistema educacional de ambos.

A equipe comemora o sucesso da visita técnica, pontuando que trazem muitos direcionamentos para implementação do formato de ensino aplicado pelo programa na cidade de Jundiaí e os aprendizados sobre o funcionamento do programa. “Gostamos muito do que vimos aqui. Nessa viagem, temos a oportunidade de aprender com um sistema de educação que já vem dando certo, e nosso objetivo é fazer com que esse método seja inspiração para o desenvolvimento de melhorias dentro do nosso município” conclui Nouga Cardoso, Secretário Municipal de Educação.