Uma van que desperta o imaginário das crianças está estacionada na Praça João Luís Ferreira, no Cento de Teresina, realizando trocas gratuitas de livros. Nesta quarta-feira (3) e também na quinta-feira (4), alunos da Rede Municipal de Ensino estão participando da ação, chamada A Incrível Máquina de Livros.

Fotos: Ascom Semec

A iniciativa é da Infinito Cultural em parceria com a Prefeitura Municipal de Teresina, através da Secretaria Municipal de Educação (Semec), incentivando a formação de leitores. Cada aluno leva até três exemplares de livros, coloca na máquina e imediatamente recebe uma nova obra. “Só precisa estar em bom estado e sem rabiscos”, alerta a professora Rita Veloso, coordenadora de Projetos da Semec. Para ela, o projeto é uma ótima oportunidade para as atividades de leitura das escolas.

A Incrível Máquina de Livros está na cidade desde o dia 02 de novembro e permanece até o dia 04. No primeiro dia de participação das escolas municipais, três unidades de ensino estiveram na praça pela manhã. Encantados com a ludicidade do equipamento, os alunos esperavam ansiosos sua vez de deixar um livro velho e pegar um novo.

“Consegui fazer as trocas e vou levar meus livros para ler em casa. Achei bem legal essa iniciativa”, disse Gleison Gabriel, aluno do 7º ano da Escola Municipal Joca Vieira. Ao todo, 12 unidades de ensino da Rede Municipal passarão pelo projeto nos dois dias.

A professora Luana Costa, da Escola Municipal Simões Filho, classificou como uma ideia excelente. Ela acompanhou 24 alunos do 4º ano. “Os alunos ficaram muito empolgados para participar, então pegamos alguns livros da própria escola para atualizar o acervo que eles utilizam. É uma maneira de trabalhar a leitura em um contexto que eles gostam, bastante atrativo”, elogiou Luana.

A Incrível Máquina de Livros fica disponível para a população na Praça João Luís Ferreira de 8h às 11:30 e de 13h às 17h. Podem ser trocados livros adultos ou infantis, não são aceitos gibis, livros didáticos e livros técnicos.