Há dois dias, alunos da Rede Municipal de Ensino de Teresina estão passando pela “van mágica” estacionada na Praça João Luís Ferreira. O projeto A Incrível Máquina de Livros encontrou na capital parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semec) para que as crianças aproveitem a ação. Os alunos levam livros usados para trocar por novos de uma forma lúdica.

Alunos levam livros usados para trocar por novos de uma forma lúdica / fotos: Ascom Semec

A iniciativa da Infinito Cultural percorre o Brasil incentivando a leitura. Em Teresina, foi importante para ajudar a atualizar o acervo das bibliotecas das escolas e potencializar os projetos. Mais de 200 estudantes já passaram pela estrutura montada na praça.

A diretora adjunta do CMEI Helena Medeiros, Suzana Brandão, acompanhou a turminha de crianças de 5 e 6 anos que está em plano processo de alfabetização. “Além de ser uma experiência lúdica, as crianças ficaram bem animadas com essa aula de campo. A vivência vai refletir em sala de aula, como um incentivo a mais na leitura”, disse.

A escola desenvolve um projeto chamado “O mundo da imaginação”, explorando um gênero literário a cada sexta-feira. Os novos livros adquiridos serão trabalhados nas próximas aulas, com atividades de reconto, produções textuais e todo o imaginário que envolve as histórias infantis. “Com certeza enriquece bastante nosso projeto”, avalia Suzana.

João Davi, Luís, Lucas Daniel e Jeferson, alunos da Escola Municipal Iolanda Raulino, também passaram pela Incrível Máquina de Livros e trocaram obras infantis. Os livros seguem para o acervo da unidade de ensino, onde poderão revezar os dias de leitura e aproveitar todos.