A Gerência de Atenção Especializada (GAE) realizou hoje, 04, no auditório da Fundação Municipal de Saúde (FMS) ação alusiva ao Outubro Rosa e ao Novembro Azul, com objetivo de lembrar da importância da prevenção em saúde de homens e mulheres.

Na ocasião foram disponibilizadas terapias alternativas para que os colaboradores da sede da FMS pudessem ter um momento de relaxamento de descontração. “Oferecemos auriculoterapia, terapia do chá, reflexologia podal, ventosaterapia, reiki e aromaterapia”, explica Laurimary Caminha, diretora de Atenção Básica da FMS.

Terapias alternativas é o termo utilizado quando nos referimos a práticas terapêuticas complementares aos tratamentos de saúde tradicionais. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece aos pacientes da rede pública 10 novas terapias alternativas como florais, aromaterapia, bioenergética, constelação familiar e cromoterapia. “As chamadas Práticas Integrativas e Complementares (PICS) utilizam recursos terapêuticos, baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para curar e prevenir diversas doenças, como depressão e hipertensão”, diz Nádia Spíndola, gerente de Ações Estratégicas da FMS.

Foto: Divulgação (FMS)