As lavanderias comunitárias de Teresina geram oportunidades de trabalho para mais de 200 famílias na capital, colaboram para uma prestação de serviço de qualidade e baixo custo para a comunidade, bem como contribuem para a realização de sonhos das mulheres que prestam seus serviços no local.

A Prefeitura Municipal de Teresina (PMT), através da Secretaria Municipal de Economia Solidária de Teresina (Semest), coordena e apoia dez lavanderias comunitárias, dessas, duas foram reformadas, inauguradas e entregues à população no primeiro semestre de 2021. Neste ano, apesar das medidas restritivas para controle da covid-19, algumas lavanderias geraram de R$ 50 a R$ 80 mil por mês.

“As lavanderias comunitárias oportunizam trabalho e renda para mais de 200 mulheres diretamente. As lavadeiras prestam um serviço de qualidade e baixo custo para a população de Teresina. Muitas contam apenas com a renda como lavadeira e sustentam suas famílias”, ressaltou a secretária municipal de Economia Solidária de Teresina, Gessy Fonseca.

Através da atividade de lavadeira, muitas mulheres na Cidade têm sua fonte de renda e/ou promovem o sustento de suas famílias lavando, passando e engomando. A lavadeira Alda Soares, 58 anos, tem mais de três décadas na profissão criou os filhos e contribui para a criação dos netos lavando roupas.

“Eu vim do interior e comecei a trabalhar na lavanderia comunitária Morro da Esperança desde a sua inauguração. Daqui eu tiro toda a minha renda, criei meus filhos, ajudo a criar meus netos, pago minhas contas. Eu sempre fui o homem e a mulher da minha casa e graças, ao meu trabalho e a esse lugar eu consegui minha casa e tudo que tenho”, disse com satisfação a lavadeira.

Nas lavanderias comunitárias também há espaço para as “auxiliares”, muitas lavadeiras possuem uma clientela ampla e fiel e acabam por não conseguirem atender a demanda em todas as etapas do processo e recorrem às auxiliares para ajudá-las. Algumas lavam, outras engomam, e assim, além de conseguirem atender a demanda de clientes também oportunizam trabalho para outras mulheres.

Esse é o caso da Maria Pereira dos Santos, 48 anos, que trabalha há seis anos como auxiliar. “Nesses anos de trabalho, eu pude complementar a renda com a do meu marido, mantemos a casa e podemos fazer melhorias. Eu tinha um sonho de fazer o muro da minha casa e eu consegui. Também, ajudo minha filha a pagar a faculdade de jornalismo.” falou Maria Pereira.

A lavadeira Maria da Conceição Oliveira, a dona Ceiça, iniciou na lavanderia comunitária Santa Isabel como auxiliar, e com 15 anos de profissão criou as filhas, que hoje ajudam a mãe quando há aumento na demanda. “Minha renda é toda daqui, eu criei minha filhas, ajudo a criar minha neta, pago minhas contas. Tenho 20 clientes fixos, e com eles consigo uma renda mensal de cerca de R $2.500,00, eu sustento minha casa” ressaltou com alegria.

Vagas para lavadeiras

Em Teresina, a PMT arca com os custos de energia e água para as lavanderias que não possuem poços, e o cadastro é feito na própria lavanderia. As lavanderias entregues no primeiro semestre- Coronel Carlos Falcão e Vila Uruguai, zonas Sudeste e Leste, respectivamente, têm vagas disponíveis e quem tiver interesse é só entrar em contato pelo (86) 9 9512-4896.

Conheça nossas lavanderias comunitárias:

LAVANDERIA
ENDEREÇO
Morro da Esperança Rua Amazonas, 2564, Marques.
Três Andares Rua Oriente s/n, Três Andares
Vila nova Rua 25 de agosto, 1049, Parque Piauí
São Pedro Rua Murilo Braga, 820, São Pedro
Ladeira do Uruguai Rua Julieta Neiva Nunes Com Rua 36. Vila Ladeira do
Uruguai
Planalto Ininga Rua José Alves da Silva, 2330, Ininga
Planalto Uruguai Av. Principal com a Rua 02, Planalto Uruguai
Santa Isabel Rua Des. Fernando Sobrinho, 4742, Morada do Sol
Satélite
Rua Branca, 4040, Satélite
Coronel Carlos Falcão Rua Santo Anastácio 4329 – 64079-085