Os diretores das unidades de ensino da Rede Municipal de Teresina começaram a discutir o calendário escolar para o ano letivo de 2022. A Secretaria Municipal de Educação (Semec) está reunindo os gestores no Centro de Formação Odilon Nunes, nesta quarta (10) e quinta (11), para apresentar as normativas do documento e também o edital de matrículas.

Fotos: Ascom Semec

O documento elaborado pela Semec vai nortear a elaboração do calendário de cada escola. A base traz datas gerais da Rede como avaliações, férias coletivas e feriados, mas as unidades de ensino podem indicar as especificidades de acordo com suas realidades, tudo discutido em equipe.

“O mais importante é ficar atento ao cumprimento dos dias letivos e realizar as adequações necessárias para recuperar o tempo prejudicado pelo contexto pandêmico”, alerta o secretário executivo de Ensino, Kleytton dos Santos.

Uma das novidade deste ano é que a escolas devem elaborar seus calendários a partir da plataforma MobiEduca.Me. O sistema permite alterações online e otimiza a validação pela equipe da Semec. Os diretores foram orientados sobre o passo a passo desse procedimento e contarão com técnicos da plataforma à disposição caso tenham dúvidas.

Para a diretora do CMEI Vila Bandeirante, Nordely Noronha, o novo formato desburocratiza alguns procedimentos. “Temos notado o esforço em nos ajudar com a rotina escolar. Facilitar os processos e dar esse suporte nos deixa mais confiantes para cumprir nosso papel na gestão da escola”, disse a diretora.