A Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu que o dia 11 de novembro será a data do Dia Mundial da Qualidade e objetivo é  lembrar a importância da Qualidade dentro dos Hospitais.

Em alusão a data, o Núcleo de Qualidade Hospitalar (NQH) do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), promoveu hoje (16) uma conferência online sobre o impacto da liderança na gestão hospitalar.

HUT: Conferência Dia da Qualidade (Foto: Ascom/HUT)

Para Fabrizio Rosso, CEO da empresa Fator RH com 25 anos no mercado da Saúde, “em tempos que a saúde requer otimização no atendimento, minimização de recursos e interligação de setores, a alta liderança deve buscar engajar equipes, estimular resultados e apresentar soluções estratégicas que minimizem a sobrecarga na assistência pública”.

HUT: Conferência Dia da Qualidade (Foto: Ascom/HUT)

O NQH foi criado em Janeiro desse ano no HUT com o objetivo de melhorar assistência através um sistema estruturado da padronização de métodos, técnicas e processos desde a higienização nos setores até a alta hospitalar, aliando a segurança do paciente, a qualidade dos serviços prestados.

“É um bom começo de caminhada, que demonstra que estamos aperfeiçoando nossos serviços e também vislumbrando os desafios futuros para estar entre os melhores hospitais públicos de urgência do norte-nordeste. A comunidade que atendemos está sendo beneficiada com esse processo de busca pela melhoria contínua da assistência”, explica Jéssica Távora, coordenadora da qualidade.

Socorro Rego, assessora da diretoria e responsável pela implantação do Núcleo, comenta que projeto de Gestão da Qualidade em hospitais da rede ainda é algo inovador, estamos orgulhos desse protagonismo que levará a instituição mais longe.

Sobre a celebração do Dia Internacional da Qualidade, o diretor geral do HUT, Fábio Marcos lembra que o sistema de Saúde sofre constantemente críticas, mas ressalta que devemos celebrar as centenas de vidas que já foram salvas, graças ao trabalho da qualidade podemos monitorar os dados, números e índices da instituição. Estar atento aos indicadores embasa, muito melhor, a tomada de decisões para empregar os recursos de maneira mais eficiente visando sempre à melhoria dos nossos processos e a segurança dos pacientes e servidores, finaliza o médico.

HUT: Conferência Dia da Qualidade (Foto: Ascom/HUT)