As crianças do Centro Municipal de Educação Infantil 1º de Maio, no bairro Água Mineral, estão aprendendo mais sobre empatia e respeito às diferenças. Nesta quinta-feira (18), celebra-se o Dia Nacional do Combate ao Racismo, e no dia 20, o Dia Nacional da Consciência Negra.

Em sala de aula, as turmas do Maternal ao II Período estão debruçadas sobre a leitura do livro Menina Bonita do Laço de Fita, que fala sobre representatividade racial. O livro faz parte do planejamento do CMEI 1º de Maio para conversar com as crianças sobre o tema consciência negra.

Assim que a professora Claudia Virginia realizou a leitura com os alunos, a pequena Maryanna, de 5 anos, se identificou e explicou para a turma que “todo mundo é bonito, seja qual for a cor da pele”. A diretora Eluar Marinho ficou admirada com a expertise da menina. “Achamos o discurso dela muito lindo, cheio de sabedoria e empoderamento”, revelou.

Segundo a diretora, o estudo da temática é importante para que as crianças entendam sobre representatividade, ganhem força ao se identificar com a personagem e aprendam a respeitar as diferenças. “Nossa aluna Maryanna, tão pequena e é mais sábia que muita gente”, concluiu a gestora.

Foto: Ascom Semec