Os alunos da Escola Municipal Murilo Braga apresentaram o resultado da oficina de confecção de brinquedos ecológicos, uma parceria da Secretaria Municipal de Educação (Semec) com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

“O projeto propôs a capacitação de professores através de oficinas realizadas pelo Sebrae para que eles pudessem habilitar os alunos do ensino fundamental com noções de empreendedorismo, para que a partir daí eles venham a desenvolver produtos de material reciclado para serem comercializados, gerando oportunidades”, explica a diretora Noranei Pacheco”.

Participaram das oficinas alunos do 3º ano do ensino fundamental que confeccionaram os brinquedos e durante a feira se dividiram nas funções de colaboradores, caixa e gerente, simulando o ambiente de uma loja. “Ter esse ensino do que é ser um empreendedor desde o ensino infantil é muito importante porque vai refletir na vida deles lá na frente”, acredita a professora Valquíria Costa, uma das responsáveis pela oficina.

“Na produção dos brinquedos, os alunos desenvolvem a criatividade, a colaboração, o trabalho em equipe e aprendem a dar valor aos produtos que fizeram”, diz a professora Cristiane Barbosa, outra educadora que realizou a oficina com os alunos.