Um sentimento de dever cumprido e a certeza de estar no caminho certo. É assim que Edivaldo Pereira dos Santos, um professor de Matemática, conhecido como “Edy”, comemora as conquistas de seus alunos nas olímpiadas nacionais de Matemática, durante solenidade de homenagem na manhã desta terça-feira (23), na Escola Municipal Conselheiro Saraiva. Um total de 20 alunos receberam medalhas e certificados pela participação e premiações nas etapas de olimpíadas realizadas em 2020 e 2021.

Secretário Nouga Cardoso com Hedys Alves Silva, aluno ouro / fotos: Ascom Semec

A solenidade contou com a presença do secretário municipal de Educação de Teresina, Professor Nouga Cardoso, acompanhado da equipe técnica da Semec. A cerimônia de homenagem aconteceu no pátio da escola que contou com a presença dos alunos, pais e professores. Os alunos participaram da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP); Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astro náutica (OBA) e da Olimpíada Canguru, que foram frutos do projeto de incentivo as Olimpíadas do Conhecimento desenvolvido pela equipe da Escola Municipal Conselheiro Saraiva.

A escola que fica localizada na zona Rural Norte de Teresina atende cerca de 520 alunos nos turnos manhã e tarde. No turno da noite, são ofertadas aulas paras as turmas de educação de jovens e adultos (EJA). Em 2013, teve início um projeto com o objetivo de incentivar os alunos a participarem mais efetivamente de aulas nas áreas de Matemática, Ciência e Astronomia. A partir daí, os alunos foram incentivados a disputarem as Olimpíadas do Conhecimento envolvendo os professores da escola. Um pontapé inicial para revelar diversos medalhistas que elevaram o nome da educação de Teresina.

O Secretário de Educação, Professor Nouga Cardoso, destaca a importância de prestigiar e reconhecer os alunos que se destacaram em competições. “A escola Conselheiro Saraiva é um exemplo para toda rede municipal de ensino. Temos hoje o aluno ouro na Olimpíada Canguru que disputou com alunos do Brasil inteiro, tanto de escolas públicas como privadas. Uma demonstração da qualidade do nosso ensino municipal que conta com professores qualificados que buscam no dia-a-dia, formar cidadão para o mundo. Nos sentimos honrados em ter alunos e professores compromissados com o conhecimento”, enfatiza Nouga Cardoso.

O secretário se refere ao estudante do 9º ano da Escola Conselheiro Saraiva, Hedys Alves da Silva, que conquistou o primeiro lugar, com medalha de ouro na Olimpíada Canguru, 2021. “Devo tudo ao incentivo de minha mãe e ao professor Edy que chamo de Pai. Quando eu imaginava que não iria conquistar mais passos para o meu futuro, eles demonstraram amor e perseverança comigo. Agradeço muito à escola e professores pelo incentivo diário, mesmo quando estávamos com aulas online, por conta da Pandemia. Disputei com estudantes do Brasil inteiro, com aqueles que estudam em escolas particulares e públicas e busquei demonstrar todo o meu conhecimento, alcançando uma vitória para mim, minha família, meus professores, minha escola, meus amigos e minha cidade Teresina”, diz com muito entusiasmo Hedys Alves que acaba de ganhar uma bolsa integral em escola particular de Teresina, para cursar o ensino médio.

O diretor da Conselheiro Saraiva José Israel ressaltou a qualidade dos alunos que participam das Olimpíadas, do mérito alcançando por cada participante fruto do trabalho desenvolvido por toda comunidade escolar especialmente os professores que se dedicam com bastante esmero para consolidação de bons resultados. “Nossos alunos são nosso mérito maior. A cada conquista, uma emoção que nos invade. Somos gratos e continuaremos incentivando nossos alunos”, disse José Israel.