O festival iniciou nesta manhã com ações voltadas para o grafite Foto(Ascom/FMC)

O bairro Santa Maria da Codipi, que fica localizado na zona Norte de Teresina, sedia neste sábado, (27), a 19ª edição do Festival Afro Cultural da Beleza Negra, evento que terá como atrativos diversas atividades culturais. O festival iniciou nesta manhã com ações voltadas para o grafite, pela tarde ocorrerão rodas de discussões e às 18h, na praça principal da comunidade, terá a parte cultural com a realização de uma exposição, desfiles de moda, grupos teatrais, grupos de dança, capoeira e música ao vivo.

Nesta edição também ocorrerá o concurso para escolher o Rei e Rainha da Beleza Negra, escolhendo nomes que irão representar a beleza negra na região. Para esse concurso, foram feitas inscrições antecipadas pelos organizadores do evento.

De acordo com produtor Dornele França, mais conhecido na comunidade como “Doka”, o evento, realizado pelo Grupo Reação do Gueto, já faz parte do calendário cultural da região da Grande Santa Maria da Codipi e ocorre todo ano, no mês da Consciência Negra. Ele também enfatiza ainda que haverá homenagens à escritora negra Carolina Maria de Jesus e a senhora “Mariola”, que muito tem contribuído com a comunidade.

“Essa atividade é muito importante para a comunidade, ele nasceu há 20 anos pelo Grupo Raça e hoje continua viva graças a atitudes de moradores que não querem deixar essa tradição acabar. A gente trata da cultura negra de uma outra ótica, não como os colonizados, mas como o povo que tem uma cultura incrível, que realmente merece ser cultuada, merece ser apreciada”, destaca Dornele França.

Este ano o festival conta com apoio da Prefeitura de Teresina, por meio das ações da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves e do vereador Ismael Silva, que destinou emenda parlamentar para a atividade.

VEJA AS ATRAÇÕES:

Grupos de capoeira

Love Zumba

Fundação Inês Carvalho

Vida e Fé

Dançarte

Dança Apec

Argumento Pesado

Encruza

A trinca

Afoxá

Reação do Gueto

Dj 15

Caju Pinga Fogo

Ruaz Crew

Traficando Literatura

Escola de Ballet Joana Darc