Os moradores da zona Sudeste de Teresina têm procurado bastante a Superintendência de Ações Administrativas – Sudeste para dar entrada nos serviços oferecidos pelo órgão. O protocolo recebe em média 350 solicitações por mês para os mais diversos tipos de pedidos.

As solicitações se referem a licenciamentos, interdições, medições, publicidades, certidões, autorizações, etc. Para abrir um protocolo, há diversas formas. Pode ser feito presencialmente, na avenida Deputado Paulo Ferraz, 1895 – Beira Rio ou pelo e-mail protocolonx23@gmail.com. Se o processo for de terceiros, a pessoa deve se dirigir ao protocolo com uma procuração.

Outra forma de abrir um protocolo é pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Basta entrar no site https://prodater.pmt.pi.gov.br/, acessar Processo Eletrônico, depois clicar em Usuário Externo. A página do SEI será aberta e o usuário poderá se cadastrar.

Com o protocolo em mãos, o cidadão pode fazer o acompanhamento por um QR Code ou ligando para a SAAD – Sudeste no número (86) 3215-7856. É importante que os prazos sejam observados. Por exemplo, para interdição de rua, a orientação é que o cidadão dê entrada ao processo com trinta dias de antecedência.

Iago Silva, responsável pelo setor de Protocolo, reforça a importância de ter em mãos a documentação correta. “O cidadão pode entrar em contato com o protocolo para saber quais os documentos necessários para cada serviço. Não abrimos processo se estiver incompleto, então fazemos um checklist com tudo o que é necessário. O usuário também deve estar atento se há alguma taxa”, esclarece.

O superintendente da SAAD – Sudeste, Zé Nito, informa que o órgão tem procurado dar celeridade às solicitações. “Recebemos uma quantidade enorme de processos todos os dias, mas temos uma equipe muito eficiente resolvendo tudo com a maior agilidade possível. O nosso dever é atender as necessidades da população”, conclui.