O Comitê emergencial do período chuvoso, em reunião realizada na manhã desta terça-feira, (25), decidiu que as famílias em situação de desabrigo que estão em escolas municipais serão transferidas para duas CMEI localizadas na zona Norte de Teresina. As famílias acolhidas na Escola Municipal Dilson Fernandes serão transferidas para a CMEI Tia Jane e as famílias da Escola Municipal Iolanda para a CMEI Helena Medeiros.

O secretário da Semcaspi, Allan Cavalcante, ressaltou que as transferências terão início nesta quinta-feira, (27) e seguirão até sexta-feira, (28).

“Tendo em vista, o retorno das aulas e a aplicação de provas para o concurso público da Polícia Militar, que acontecerá neste final de semana, das três unidades escolares que estão servindo para abrigar famílias duas serão desocupadas e irão para outras unidades bem próximas. Para não ter problemas em relação a distância. A gente construiu este entendimento também com as famílias, na base do diálogo e democracia”, pontuou.

Allan Cavalcante alerta para as famílias que estavam em áreas de risco e estão sendo acolhidas na casa de familiares ou mesmo de aluguel devem buscar as SAADs para efetuar cadastro aos benefícios sociais.

“Todas as famílias que moram em situação de risco e que estão acolhidas ou que passaram a viver de aluguel, é importante realizar o cadastro junto das SAADs da região onde mora. Com este cadastro, as famílias terão acesso aos benefícios do Programa Cidade Solidária, como o valor do aluguel social de R$300, o kit acolhimento, kit limpeza e kit higiene”, ressaltou.

As famílias que moram em áreas de risco devem, em caso de emergência, acionar a Defesa Civil Municipal por meio do 199, para que ocorra o monitoramento da residência e o cadastro inicial. O atendimento da Defesa Civil Municipal é 24h.