Cerca de 20 representantes da Organizações da Sociedade Civil, poder público e da Secretaria Municipal da Juventude (SEMJUV), estiveram na manhã de hoje (25), na sede da secretaria para a 1º reunião ordinária do Conselho Municipal da Juventude (CMJ) de Teresina.

Com a presença de representantes de segmentos jovens, a reunião marcou a reativação do conselho em Teresina.

“O CMJ tem um papel fundamental para as políticas públicas voltadas para esse segmento, uma vez que se cria um canal de diálogo entre a sociedade civil organizada e a gestão municipal, além de se propor diretrizes para a ação governamental”, enfatizou a Secretária da Juventude, Eliana Lago.

Durante a reunião foi discutido a escolha da diretoria, a leitura do regimento interno, encaminhamento sobre o espaço de funcionamento do conselho, que funcionará na sede da Semjuv, além da organização do colegiado para cerimônia de posse que será em fevereiro.

O conselho Municipal da Juventude é formado por 10 organizações da sociedade civil com titulares e seus suplentes e 10 representantes da gestão pública com titulares e suplentes. Totalizando 40 pessoas participando ativamente do conselho.

“Toda Política pública precisa da participação da estância de controle social, para fiscalizar o estatuto da juventude, lutar por melhorias e condições no campo do empreendedorismo, cultura e educação. Na verdade, toda vertente que defenda direitos da juventude, o conselho estará presente”, comentou a Assessora técnica da Semjuv, Valdenira Silva.