Para garantir que todas as unidades de ensino da Rede Municipal de Teresina desenvolvam um trabalho de excelência com os alunos em sala de aula, os professores passam por formações e recebem orientações da Secretaria Municipal de Educação (Semec). O alinhamento do plano de ação com a equipe escolar é feito pelas gerências de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Formação.

Além de receberem um material de apoio didático exclusivo contendo orientações e direcionamentos com temáticas relevantes, os professores contam com o apoio de uma equipe de coordenadores especializados que estabelecem um vínculo imprescindível com esses educadores. É também através de um cronograma de encontros presenciais e online que ocorrem as trocas de experiências, vivências, saberes e informações.

O planejamento diário que permeia o trabalho do professor em sala de aula é chamado de sequência didática. Esse processo faz do professor um pesquisador e possibilita a realização das adequações necessárias de acordo com a realidade de cada comunidade escolar.

“A equipe de formadores, em apoio às unidades de ensino, concomitantemente aos professores, elaboram sequências didáticas que norteiam todo o trabalho em relação ao ensino das habilidades que os alunos precisam desenvolver a cada ano escolar, desde o maternal ao 2°ano do Ensino Fundamental”, explica a professora Arlene Oliveira, que faz parte da equipe de Formação e Coordenação de Alfabetização da Rede.

Segundo Arlene, todos os educadores recebem uma atenção especial, apoio e supervisão das coordenações de Alfabetização (Alfabetiza Teresina) e Alfabetização na Idade Certa (PRO Alfabetização). “É de suma importância que os professores recebam esse apoio didático, pois possibilita melhor preparo profissional para executar as atividades com as crianças em sala de aula. A ideia é ampliar esse processo de sequências didáticas para outros níveis de ensino”, finalizou a professora.

Fotos: Ascom Semec