Uma das principais funcionalidades do sistema é o fato da gestão de processos ficar a cargo da prefeitura Foto(Ascom/Prodater)

Desde que foi lançado no ano passado, o Ami Teresina vem ajudando a população da capital. O aplicativo, que tem como objetivo aproximar a população da administração pública municipal é usado para sistema Android e IOS, através das lojas de aplicativo, além de poder ser acessado pelo site https://ami.teresina.pi.gov.br/.

Uma das principais funcionalidades do sistema é o fato da gestão de processos ficar a cargo da prefeitura, que possui controle total sobre as funcionalidades da aplicação, além disso, todos os dados gerados são armazenados na PRODATER com servidores protegidos por firewall. Isso acelera a oficialização das demandas via processo eletrônico (SEI) e que, sob demanda, pode ser integrado a qualquer sistema.

O tempo de atendimento foi reduzido pela Prefeitura de Teresina e a maioria das solicitações feitas em horário de expediente da ouvidoria é respondida em menos de duas horas depois de cadastrada e órgão responsável recebe a demanda em até 16 horas.

“O nosso intuito com o Ami Teresina é de proporcionar a participação do cidadão nas políticas públicas e ajudar na otimização dos serviços públicos prestados pela cidade e, após esses oito meses de sistema, percebemos que nosso objetivo está sendo cumprido e que a população recebeu bem e vem participando ativamente”, destaca Jobson Filho, presidente da PRODATER.

Com o Ami Teresina, já são 1.234 usuários cadastrados e 942 usuários estão ativos. Já foram 1.545 manifestações cadastradas e 1.382 manifestações concluídas ou canceladas. Pelo Sistema, as pessoas podem fazer denúncias, elogios e sugestões sobre a gestão.

A enfermeira Ane Daniele precisou usar o Ami para resolver uma demanda na sua rua. “A experiência foi com a resposta imediata, tentam fazer o mais rápido possível a ligação entre os setores. Só agradecer pelo resultado, ” afirmou.

Além de o serviço proporcionar agilidade, segurança e economia, também conta com arquivo digital e plataforma web. O munícipe que tiver um elogio ou reclamação poderá realizar sua demanda utilizando um dos canais disponíveis (site ou APP) e informar o local onde deseja que seja atendida e anexar imagens do ocorrido, logo após, a ouvidoria analisa as demandas e as encaminham para a pasta pertinente pelo sistema oficial da prefeitura (SEI ou Fala Teresina). Após o encerramento da demanda, o cidadão é imediatamente avisado sobre a solução tomada.