A secretária Municipal da Juventude, Eliana Lago, reuniu- se, na manhã de hoje (18), na sede da secretaria com jovens instrutores do movimento Original Bomber Crew Probgirl e Federação Piauiense de Break. Na oportunidade, eles debateram sobre a oferta de cursos de capacitação em Escolas e Centros de Capacitação de diversas regiões de Teresina.

De acordo com a secretaria, a reunião abordou a importância do break como parte da cultura HIP HOP criada por afro-americanos e latinos na década de 1970, em Nova Iorque e agora fazendo parte da nova modalidade nos jogos olímpicos de 2024.

“Nosso encontro teve como objetivo estudar uma forma de trazer o break como parte da grade de cursos oferecidos pela SEMJUV, em parceria com a Fundação Wall Ferraz, nas Escolas Estaduais, Municipais e Centros de Capacitação da Prefeitura de Teresina”, afirmou a gestora.

A ideia é oferecer os cursos para jovens com turmas para meninos e meninas a partir dos 16 anos, nos bairros de Teresina, utilizando a dança como um instrumento de manifestação popular e alternativa para jovens não adentrarem no mundo da violência.

“Nós encontramos nessa gestão uma oportunidade de diálogo para colocar nossas ideias em prática, treinando, e futuramente, selecionando jovens amantes da dança para participarem das seletivas dos jogos olímpicos. O breaking é um meio de socialização dos jovens e de competição profissional do mundo todo, queremos o mesmo para os jovens da Cidade”, pontuou a instrutora da modalidade, Cleyde Silva.