Semec recupera equipamentos que estavam jogados em depósito Foto(Ascom/Semec)

Equipamentos de todos os tipos recolhidos das escolas municipais de Teresina, nos últimos anos, e jogados no depósito da Secretaria Municipal de Educação (Semec) estão sendo recuperados para voltarem a beneficiar os alunos. A iniciativa da Prefeitura de Teresina reduz os gastos do cofre público e incentiva a sustentabilidade, ao reciclar o material que seria descartado no lixo.

No início do ano passado, a Semec contabilizou mais de três mil tablets, que foram adquiridos na gestão passada, em desuso no depósito. Parte do equipamento foi restaurado e distribuído para as unidades de ensino, onde foram montadas salas virtuais. O mesmo deve acontecer com milhares de conjuntos escolares que estão empilhados por serem considerados inservíveis, a maioria com pequenos defeitos.

Cada conjunto de mesa e carteira, que chega a custar R$ 590, será recuperado por menos de R$ 200. “Uma economia de mais de 70% ao erário público municipal. Uma iniciativa de responsabilidade e zelo com a cidade, já que esse equipamento considerado sem uso voltará totalmente restaurado para as unidades de ensino”, disse o coordenador do Grupo de Trabalho Programa de Desenvolvimento da Educação, Reinaldo Ximenes.