A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec), lançam na noite de quinta-feira (31), a primeira edição do “Prêmio Teresa Cristina” que foi criado pelo Decreto nº 22.223, 14 de março de 2022. O prêmio visa ressaltar a importância da equidade de gênero e da autonomia social e econômica das mulheres. A solenidade de lançamento ocorre às 19h no teatro do Sesc Cultural, bairro Noivos, zona Leste.

Considerando a realidade de desigualdade entre homens e mulheres no âmbito do emprego, o prêmio objetiva incentivar e reconhecer, as práticas desenvolvidas por empresas privadas, instituições públicas em Teresina, que corroborem para inserção, permanência e valorização de mulheres no mercado de trabalho formal. A certificação será concedida anualmente.

No mês da mulher, o lançamento do prêmio traz o nome de Teresa Cristina. Uma grande mulher, esposa de Dom Pedro II, mãe da princesa Isabel e inspiração para a transferência da capital do Piauí de Oeiras para Teresina. Religiosa, generosa, amante das artes e das pessoas. Assim se caracterizou Teresa Cristina. Com um legado de herança no amor e respeito ao próximo, as mulheres teresinenses também herdaram força da imperatriz Cristina.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em Teresina, com uma população estimada de 871.126 habitantes, 53,25% da população é feminina, de acordo com o último censo. Nesse reflexo, pesquisa da rede LinkedIn revelou em 2021 que as mulheres no Brasil ainda ocupam poucos cargos de liderança e recebem remunerações menores que os homens ocupando os mesmos postos. O exemplo para mudar essa realidade está na inserção de mais mulheres nos ambientes de trabalho.

Com o “Prêmio Teresa Cristina”, a Prefeitura Municipal assegura a igualdade para as mulheres. Esse é mais um compromisso assumido pela gestão para dar cumprimento em 2022 a um maior número de atividades inclusivas destinadas as teresinenses. Ele será concedido a todas as empresas entre micro, pequenas, médias e grandes empresas que desenvolverem diretrizes voltadas para políticas públicas voltadas para a igualdade de gênero.

As inscrições para o prêmio são gratuitas e deverão ser realizadas no período de 01 de abril de 2022 a 01 de maio de 2022, de forma on-line por meio de ficha de inscrição. O edital do prêmio será lançado na noite do dia 31 de março. A lista das empresas e instituições selecionadas para receber o prêmio será apresentada ao público, em agosto de 2022, com premiação entregue durante programação em alusão ao aniversário de Teresina.

Solenidade:
Data: 31 de março de 2022, às 19h.
Local: Sesc Cultural, Noivos, zona Leste de Teresina
Informações: Ascom SMPM (3233-3961)