O projeto Rota Turística dos Sítios de Teresina, com apresentação do novo plano municipal, foram pautas da 35ª Assembleia Ordinária do Conselho Municipal do Turismo (COMTUR), que aconteceu nesta quinta-feira (31). Presidida pelo secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC), Marcelo Eulálio, a reunião foi realizada no auditório da Miracéu Turismo, localizada no Centro da capital.
Segundo o secretário da SEMDEC, Marcelo Eulálio, o projeto de turismo rural tem sido bem aceito.
“Durante a reunião pudemos escutar o depoimento positivo e bastante empolgado de um dos empresários envolvidos no projeto. Essa é uma ação que tem sido bem acolhida por todos, e que está prevista no plano de governo do prefeito, Doutor Pessoa”, pontua o secretário.
O conselheiro e representante da Secretaria Estadual de Turismo do Piauí (Setur-PI), Edson Andrade, que também participou das visitas técnicas aos empreendimento rurais envolvidos no projeto, sugeriu ainda, que além das melhorias estruturais já pautadas para esses estabelecimentos deve ser realizado um curso explicando o que vem a ser esse turismo rural para esses empreendedores. “Me disponibilizo a ser essa pessoa que levará através de um curso mais informações a esses empresários sobre esse tipo de turismo”, afirma o conselheiro.
Outra pauta não menos importante, e que foi discutida na reunião é sobre o novo plano municipal de turismo, que vem sendo elaborado desde o início do ano. “Era algo necessário, pois a última atualização aconteceu em 2010 e havia essa necessidade de modernização diante do contexto econômico, social e cultural que vivemos. E no mês de junho realizaremos a apresentação desse novo plano para o prefeito”, esclarece o secretário.
O momento foi finalizado com propostas para a revitalização do comércio do centro da cidade, pautadas pelo empresário Mamede Castro, proprietário da Miracéu Turismo, além de demandas de outros conselheiros, na área do turismo. Todas essas questões foram anotadas para que a SEMDEC possa junto aos órgãos competentes tentar resolvê-las.

Conselheiro da Setur-PI, Edson Andrade – Fotos: Ascom Semdec

Secretário da Semdec, Marcelo Eulálio