Jovens da zona Leste de Teresina participaram, na manhã deste sábado (2), da 1° Pré-Conferência Municipal da Juventude de Teresina. O evento, que foi organizado pela Secretaria Municipal da Juventude (SEMJUV), por meio do Conselho Municipal da Juventude (Comjuv), ficou marcado pela apresentação cultural de dança do grupo “Os Reis do Sertão”.

O evento se estendeu por toda a manhã e reuniu cerca de 50 jovens com o debate de temas como: juventude e dducação, comunicação e tecnologias, saúde, assistência social, direitos humanos e empreendedorismo.

Segundo o presidente do Conselho Estadual da Juventude, Rodrigo Maxwells , esses são pontos fundamentais para debates, pois a juventude precisa desses instrumentos para a defesa de direitos. “Todos os dias a educação sofre ataques, e isso interfere no futuro da juventude. Por isso, precisamos estar vigilantes e participando de debates como esses onde os jovens são ouvidos”, comentou.

A secretária municipal da Juventude, Eliana Lago, também enfatizou que as conferências são importantes instâncias de debates e decisões sobre políticas públicas em diversas áreas. “Esse é apenas um passo para a 4° Conferência Municipal que acontecerá em maio. Em todos os debates fala-se muito em políticas públicas, por isso esse ano irei lançar o 1° Censo Municipal da Juventude para buscar os anseios e as necessidades dos jovens, pois sabemos que a juventude deve ter voz dentro da sociedade e estamos aqui somando forças, pois precisamos de união”, acrescentou.

O presidente do COMJUV, Luís Antônio, comentou que as pré conferências ainda acontecerão nas zonas Norte, Sul e Sudeste para discutir pontos de debates que serão levados para a Conferência Municipal, além da eleição dos delegados. “Os delegados irão representar os jovens na Conferência e estes devem estar preparados para falar e debater os anseios e necessidades dos jovens nas políticas públicas”, finalizou.