Paixão de Cristo encenada pela Companhia Ato de Teatro, do bairro Lourival Parente Fotos(Ascom/FMC)

Com investimentos da Prefeitura Municipal de Teresina (PMT), por meio das ações de descentralização da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC), foi realizado, nessa quarta-feira, 6, o primeiro dia do espetáculo Paixão de Cristo, realizado pela Companhia Ato de Teatro, formado por atores do bairro Lourival Parente. A primeira noite de encenação ocorreu no Parque Lagoas do Norte, que fica no bairro Matadouro e contou com a presença de dezenas de moradores da região, que atentamente acompanharam cada passo dos atores que lá representaram um pouco da história da morte e ressuscitação de Jesus Cristo.

Para Ênio Portela, presidente da FMC, que também prestigiou o espetáculo, o público presente confirmou que a gestão municipal vem acertando em descentralizar suas atividades culturais, levando a cultura para mais perto do povo. Ainda de acordo com o presidente, o mesmo espetáculo deverá ocorrer em outras regiões da cidade, gerando mais oportunidades para aqueles que desejam acompanhar um pouco dessa linda história de Jesus Cristo.

“Iniciamos aqui no bairro Matadouro e nesta quinta-feira (7), iremos para o bairro Mocambinho, no dia 10 será a vez da Nova Ceasa, isso com a encenação promovida pela Companhia Ato de Teatro. No dia 12, teremos na Câmara Municipal de Teresina, o lançamento da Paixão de Cristo do Grupo de Teatro do Monte Castelo, que de 13 a 15 deste mês, estará se apresentando no Espaço Cultural Wall Ferraz, no bairro Monte Castelo, evento que também tem apoio da Prefeitura de Teresina”, confirma Ênio Portela.

Para Dilcon Carvalho, ator e diretor da Companhia Ato de Teatro, o apoio da gestão municipal tem sido fundamental para que a companhia pudesse voltar aos palcos, após o período mais rigoroso da pandemia do Coronavírus. Ele conta que ficou feliz com o apoio dado e garante que, para 2023, a companhia pretende atender um número maior de comunidades a fim de levar o espetáculo para todas as zonas da cidade.

“Estamos levando até o povo um resumo dos últimos momentos de Jesus Cristo na terra, mostramos a sua morte como também a sua ressurreição. Foi muito bom voltar a ter esse contato direto com o povo, ver os olhos atentos de cada um e, no final, sermos aplaudidos de pé”, conta Dilcon Carvalho.

Ao lado da família, Maria José parabenizou a Prefeitura de Teresina por ter escolhido o Parque Lagoas do Norte para receber uma das encenações da Paixão de Cristo. Ela conta que a atitude da gestão municipal levou as pessoas até o parque e gerou renda para alguns moradores da comunidade que aproveitaram a movimentação para comercializarem seus produtos.

“Esperamos que o prefeito Dr. Pessoa continue olhando por esse parque tão lindo, é muito bom termos aqui essas opções culturais, pois, para muitos de nós, é impossível ir para locais distantes acompanhar apresentações como esta”, fala Maria José.

Para mais informações sobre as ações da Prefeitura de Teresina na área da cultura, basta acessar o site da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves que é o cultura.pmt.pi.gov.br, as informações também estão disponíveis na página cultura_the no Instagram e Cultura Teresina no Youtube.