No Brasil, a Urban95 está fomentando a implementação do projeto “Ruas de Brincar” nas cidades da que integram a Rede. Desde 2021, a Prefeitura de Teresina integra esse grupo com a aprovação do prefeito de Teresina, Dr Pessoa. O município passou a receber suporte e acompanhamento para construir diagnósticos sobre a primeira infância, implementar o Plano Municipal pela Primeira Infância e promover ações de requalificação de espaços públicos, mobilidade para famílias, gestão de dados e melhorias de serviços para a primeira infância.

A partir desta parceria colaborativa, a Prefeitura de Teresina se organiza com webinar, reuniões e momentos de interação com outras instituições e a população para a implantação do projeto piloto da Urban95, “Ruas de Brincar”. Esse trabalho busca desenvolver, adaptar ou criar a oportunidade de que as crianças possam voltar a brincar livremente e em segurança, na rua do seu bairro. Uma iniciativa que se destaca é a cidade paulista de Jundiaí. Lá, um programa busca implementar políticas públicas que deem protagonismo às crianças nas tomadas de decisões e reforcem a importância do brincar.

Em Teresina, os primeiros passos do projeto acontecem na zona Norte de Teresina, na área atendida pelo programa Lagoas do Norte. A primeira escuta infantil aconteceu com 69 alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Tia Mônica. O processo de escuta com o grupo ocorreu de forma lúdica e interativa com atividades de roda, leitura, desenhos, ‘contação’ de histórias e passeio nos arredores da escola. “Com isso, as crianças percebem o que tem ao redor delas e podem expressar o que eles sentem falta e o que elas acham importante ter ali disponível para elas, seja um parque, um brinquedo, uma quadra de futebol ou outras coisas”, explica Marjorie Brito, arquiteta da Prefeitura de Teresina.

“As ações da Urban95, programa desenvolvido pela Fundação Bernard van Leer, dão suporte para municípios incluírem a perspectiva infantil no planejamento urbano, nas estratégias de infraestrutura e espaços, bem como nos programas e serviços. As crianças têm o direito de estarem na rua e fazerem parte da cidade. Por isso, existe todo um trabalho de escuta com a comunidade, com as crianças e outros envolvidos para que possamos traçar estratégias assertivas nessa implantação específica do “Ruas de Brincar”, explica Cíntia Bartz, coordenadora do Departamento Agenda 2030, da Prefeitura de Teresina.

O QUE É A URBAN95?

A Urban95 é uma iniciativa internacional da Fundação Bernard van Leer que visa incluir a perspectiva de bebês, crianças pequenas e seus cuidadores no planejamento urbano, nas estratégias de mobilidade e nos programas e serviços destinados a eles. Gestores públicos e técnicos recebem apoio e capacitação sobre formas de contribuir com o desenvolvimento integral das crianças a partir da experiência das cidades, identificando e atuando nos territórios onde os bebês e suas famílias estão, em especial aqueles mais vulneráveis.

A Rede Urban95 Brasil surgiu com o objetivo de promover, desenvolver e fortalecer programas e políticas públicas voltadas ao bem-estar e qualidade de vida das crianças de 0 a 6 anos nas cidades brasileiras.

Integram a rede Urban95 Brasil 24 municípios. Em fase avançada de mobilização há: Aracaju (SE), Boa Vista (RR), Brasiléia (AC), Campinas (SP), Caruaru (PE), Crato (CE), Fortaleza (CE), Ilhéus (BA), Jundiaí (SP), Niterói (RJ), Pelotas (RS), Recife (PE) e São Paulo (SP). E em fase de integração há: Alcinópolis (MS), Alfenas (MG), Benevides (PA), Canoas (RS), Cascavel (PR), Mogi das Cruzes (SP), Paragominas (PA), São José dos Campos (SP), Sobral (CE), Teresina (PI) e Uruçuca (BA).