Ações educativas e inclusão social fazem parte dos benefícios adquiridos com a parceria entre a Prefeitura de Teresina e a Associação Madre Cabrini. Agora, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) planeja ampliar as ações em conjunto e apoiar de forma mais consistente as atividades voltadas para as crianças matriculadas nas escolas da Rede Municipal.

Atualmente, o Centro Municipal de Educação Infantil Santa Francisca Cabrini funciona no prédio da Associação, localizado na Vila Irmã Dulce. O espaço também recebe alunos de duas escolas municipais da região, no contraturno escolar, para diversas atividades educativas.

O secretário municipal de Educação, professor Nouga Cardoso, visitou o CMEI e aproveitou para conversar com a direção da Associação Madre Cabrini sobre as possibilidades de expansão do atendimento às crianças. Uma das ideias é agregar a parceria já consolidada para transformar escolas do bairro em unidades de tempo integral, seguindo outros modelos nacionais.

“Inicialmente pensamos em apoiar com aluguel e material, por exemplo, mas entendemos que seria bem mais interessante ampliar o atendimento como um todo. Conversamos no sentido de migrar da assistência para a educação, somando ainda mais com as ações realizadas nas escolas. A jornada de tempo integral, por exemplo, pode acontecer em outros espaços que não sejam dentro da escola, basta que tenha a mesma intencionalidade. Vamos avaliar a viabilidade jurídica para colocar em prática”, anunciou Nouga.