A Prefeitura de Teresina, através da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), instalou um novo semáforo com botoeira sonora na Rua Visconde da Parnaíba, no bairro Horto Florestal, em frente ao CAPS II Leste. O funcionamento do novo semáforo começou nesta sexta-feira (22).

O semáforo com botoeira sonora atende a um pedido e necessidade dos usuários do CAPS II Leste que tem como objetivo proporcionar maior segurança na travessia dos pedestres, conforme a Resolução Nº 704/17 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que além de educar o usuário com suas mensagens verbais, também auxilia a travessia da Pessoa com Deficiência (PcD) e mobilidade reduzida, gerando assim maior segurança e inclusão social, pois o trânsito é um direito de todos.

A instalação do semáforo sonoro foi coordenada pela engenheira Ananda Patrícia de Oliveira, que compõe a equipe de Divisão de Sinalização de Trânsito da Strans, que explica que a instalação do semáforo com botoeira sonora atende a uma demanda do CAPS II Leste que atende Pessoas com Deficiência e com mobilidade reduzida, que após estudos técnicos e monitoramento feitos no local detectou-se a necessidade da implementação do novo semáforo.

“A instalação desse novo semáforo com botoeira sonora atende a um pedido do CAPS II Leste e vai garantir maior segurança na travessia dos pedestres, principalmente da Pessoa com Deficiência e com problema de mobilidade reduzida, essa obra foi iniciada para ser atendida com mais rapidez, já com o semáforo, o próximo passo será a instalação de rampa de acessibilidade para atender principalmente os usuários do CAPS II Leste”, explica a engenheira.

Os semáforos tem o objetivo de reduzir os conflitos de tráfego que possam existir no local e dar um ordenamento maior ao trânsito e oferecer ao pedestre, ciclista e condutores maior segurança, tornando o trânsito mais seguro e prático.