A escola é o espaço da escrita, do letramento, onde “as crianças aprendem a ler, para ter acesso ao saber do qual ela é repositária. É nela que aprendem a escrever para poder transmitir informações e, eventualmente, divulgar o conhecimento aprendido. E neste contexto a família, sem dúvida é uma das principais fontes de incentivo para a criança. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) está realizando o projeto Escola e Família, aproximando os pais da instituição.

Foto: Ascom Semec

A primeira etapa do projeto teve inicio na tarde de ontem (27), na Escola Municipal Cacimba Velha, na zona rural de Teresina. “Foi uma tarde maravilhosa e bem produtiva. A Semec foi recebida por representantes de 212 escolas. Um bate papo interessante onde apresentamos ações da Semec e demonstramos a importância da família no convívio escolar, envolvendo os pais em atividades de aprendizagem em casa”, ressalta a supervisora de projetos especiais da Semec, professora Rita Veloso.

A programação da Escola de Pais está estruturada em encontros que ocorrerão ao longo do ano letivo, com duração de uma hora e meia cada encontro. As reuniões deverão conter interação entre pais e organizadores, interligando a teoria e a prática da educação cotidiana. Serão abordados temas como: estratégias para acompanhamento da vida escolar da criança, comunicação e relacionamento familiar, imposição de limites à criança e ao adolescente, sexualidade na adolescência, mídia no contexto sócio familiar, prevenção ao uso de drogas, dentre outros. “Deve-se trabalhar constantemente a motivação dos pais, deixando em aberto a seleção de temas que devem ser do interesse do grupo, além dos temas já citados”, acrescenta Rita Veloso.

O projeto desenvolve várias ações com as famílias, dentre palestras e exposição de atividades. Nesta quinta-feira (28), às 16h, a Semec realiza mais uma etapa do programa. Desta vez, a instituição irá se reunir com os pais da Escola Municipal São Sebastião, no bairro Todos os Santos, na zona Sudeste de Teresina.