O Seminário “Entre Rios” que será realizado nos dias 20, 21 e 22 de maio foi pauta de reunião extraordinária do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), que aconteceu nesta segunda-feira (02), no Plenarinho da Câmara Municipal de Teresina (CMT). A reunião foi convocada pelo membro do Conselho e vereador de Teresina, Venâncio, que destinou verbas para execução da ação juntamente com a Prefeitura de Teresina através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC).
O Seminário “Entre Rios” surge como uma proposta inovadora para o Estado do Piauí. O projeto engloba empreendedorismo, desenvolvimento econômico, turismo esportivo, turismo de eventos esportivos, esporte, capacitação, inovação e cultura.

Foto: Semdec
O evento trará palestras e promoverá o intercâmbio entre diversos esportistas e empresários de várias regiões do Brasil para fortalecer a prática de esportes em Teresina e fomentar o desenvolvimento econômico de todos os setores ligados ao turismo esportivo e turismo de eventos. Teresina tem se destacado nas diversas práticas de atividades esportivas, com evidência para o ciclismo, que ocupa a 5ª posição no ranking nacional, ficando atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador.
De acordo com o coordenador de Turismo da SEMDEC, Eneas Barros, uma das características desse evento é a atração de fluxo externo, e essa é uma bandeira que tanto o vereador Venâncio através da Câmara está levantando junto com a SEMDEC, para trazer eventos esportivos de cunho nacional ou até estadual, para acontecerem em Teresina.
“Na medida em que esses eventos acontecem nas mais diversas modalidades eles injetam moeda nova para circular na economia local e isso é um feito muito bom, pois movimenta a hotelaria, os restaurantes, toda uma cadeia produtiva do turismo”, afirma o coordenador.
A reunião finalizou com a exposição de algumas sugestões de atividades que devem ser inclusas na programação do aniversário de 170 anos de Teresina, que acontece no mês de agosto.
Participaram da reunião os representantes da Secretaria Estadual de Turismo, SEMAM (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos), ABRASEL, ABBTUR, ABAV, FMC, Federação de Ciclismo do Piauí, FCMC (Fundação Cultural Monsenhor Chaves), ABBTUR, dentre outros.