Com o aumento do número de feminicídios em Teresina, é cada vez mais necessário dialogar sobre o respeito e a equidade de gênero. Uma iniciativa da Prefeitura de Teresina vai levar o tema para debates nas escolas municipais, em busca de promover uma cultura de paz. O Projeto “Combatendo a violência, promovendo cidadania” será uma parceria das secretarias municipais de Educação (SEMEC) e de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM).

As atividades devem estimular a conscientização da importância de relações entre sujeitos baseados no respeito à dignidade da pessoa humana, disseminando o conhecimento sobre os direitos sociais. Além disso, busca promover uma cultura não violenta, começando pelo espaço escolar.

“Vamos fomentar a construção de relações saudáveis, éticas, que ajudem na construção de masculinidades e feminilidades não violentas ou excludentes, também prevenindo a violência sexual. A ideia é envolver toda a comunidade escolar nesse processo”, explica a secretária da SMPM, Gabriela Rodrigues.

Segundo ela, a escola é o lugar ideal para a promoção de debates de formação cidadã. “É na escola que nossas crianças e adolescentes constroem suas identidades e concepções sobre a realidade social, por isso é tão importante investirmos em políticas de formação da pessoa humana em seu sentido mais pleno”, conclui a secretária.