A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) participou como parceira do Projeto Defensoria Pop Rua, promovido pela Defensoria Pública do Piauí. A ação acontece nesta terça-feira, (10), de 8h às 13h, na Galeria de Artes do Clube dos Diários, no Centro de Teresina.

O Projeto Defensoria Pop Rua tem como objetivo oferecer à população em situação de rua serviços de cidadania e saúde, tais como: orientações da Pública; emissão da primeira e segunda via do RG; Cadastro Único; teste rápido de HIV e sífilis; vacinação, especialmente da Covid-19.

Segundo o secretário da Semcaspi, Allan Cavalcante, este projeto é mais uma parceria de sucesso entre Semcaspi e Defensoria Pública do Piauí.

“A parceria com a Defensoria Pública vem dando frutos. Nós já temos uma parceria com o Programa Teresina Cuida de Você. Hoje, participamos do Projeto Defensoria Pop Rua, que a Defensoria Pública está promovendo para à população em situação de rua. Nós da Semcaspi estamos trazendo os serviços dos Agentes de Proteção Social (APS) e também o CadÚnico para a população em situação de rua”, destacou.

Para Patrícia Monte, coordenadora do Projeto Defensoria Pop Rua, esta é a nossa segunda ação aberta para à população em situação de rua.

“A ideia de estarmos no Clube dos Diários é estar perto deste público extremamente vulnerável, que precisa de uma busca ativa dos órgãos públicos para ter direito à cidadania. É importante ressaltar que a sociedade civil pode sim ser uma grande parceria, ao localizar uma pessoa em situação de rua, nos informando por meio dos nossos contatos as informações básicas daquela pessoa localizada”, pontuou.

Francisco Brito, é uma pessoa em situação de rua, 56 anos, acredita que ações como estas são importantes porque aproximam o público que mais precisa destes serviços.

“Eu aproveitei esta ação e já tirei meu RG e tomei a terceira dose da vacina. Isso facilita demais a nossa vida”, comentou.

A iniciativa conta com a parceria, além da Semcaspi, da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Secretaria de Segurança Pública com o Instituto de Identificação e a Faculdade Maurício de Nassau.

*ATENDIMENTO*

Para informar aos órgãos públicos, ao se deparar com uma pessoa que esteja em situação de rua, é importante acionar a Semcaspi, por meio do Centro Pop (86) 995595161; e a Defensoria Pública do Piauí, por meio do Whatsapp (86) 994261053.

É importante repassar aos órgãos de atuação com este público informações sobre a pessoa em situação de rua, como: o nome completo, filiação, data de nascimento e local de nascimento.