Limpeza na zona Sudeste de Teresina é intensificada Fotos(Ascom/Saad Sudeste)

A limpeza de Teresina tem sido prioridade da gestão municipal. Diariamente, dezenas de equipes atuam em todas as regiões executando os mais diversos serviços, tais como transbordo, capina, varrição, roço, poda, limpeza de galerias, bueiros, canaletas e cemitérios, entre outros.

A Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) Sudeste, por meio da Gerência de Serviços Urbanos, trabalha com uma programação de limpeza preparada anualmente, divulgada diariamente, e que engloba todos os bairros da região. Novas demandas podem ser incluídas a qualquer momento, a depender da urgência das mesmas.

Com a intensificação dos trabalhos, principalmente por conta do período chuvoso e do aumento do número de focos de dengue, do começo do ano até o mês passado, o montante de lixo recolhido pela CTA, só na região Sudeste, foi de 12.945,43 toneladas. Só em abril, foram recolhidas 2.203,73 toneladas.

“O trabalho das equipes é incessante, mas é essencial que a população também contribua fazendo a sua parte. É importante que o descarte do lixo seja feito corretamente, nunca em espaços públicos e que a atenção a possíveis criadouros do mosquito da dengue dentro das residências seja redobrada. A Prefeitura de Teresina também está sempre disponível para atender as solicitações de limpeza realizadas, por meio dos nossos canais”, destaca o superintendente Zé Nito.

Este tipo de solicitação pode ser feita presencialmente, por meio de abertura de protocolo na sede da SAAD Sudeste, ou virtualmente, através do usuário externo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que pode ser acessado no link https://processoeletronico.pmt.pi.gov.br/sip/login.php?sigla_orgao_sistema=PMT&sigla_sistema=SEI, ou pelo aplicativo da ouvidoria do município amiTeresina.

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH), por meio do Programa Lixo Zero, também disponibiliza um canal no whatsapp para onde as denúncias podem ser direcionadas. O número é 86 99402-3074 e a denúncia é anônima.