O prefeito Dr. Pessoa esteve, na manhã deste sábado (14), na abertura do primeiro Saúde ItineranTHE, projeto da Fundação Municipal de Saúde (FMS), que realiza um mutirão de consultas, exames, e pequenas cirurgias em diversas comunidades de Teresina. A abertura aconteceu na Unidade Básica de Saúde Dr. Guiomar Carvalho, no Povoado Santa Luz, zona Rural Leste da cidade.

A ação dos mutirões tem o objetivo de ofertar exames e consultas aos usuários que estão em filas de espera e ampliar a assistência aos moradores da zona Rural, aumentando a resolutividade e atendimento às suas necessidades em tempo oportuno.

Prefeito Dr. Pessoa, presidente da FMS, Gilberto Albuquerque e coordenadores da UBS / fotos: Rômulo Piauilino

Dr. Pessoa afirma que a ação será ampliada para mais localidades e ressalta o compromisso com a população que vive na zona Rural, principalmente quando o assunto é ligado a saúde.

“Essa ação vem para cuidar das pessoas que têm dificuldades de chegar à zona urbana. Aqui temos várias especialidades conduzidas pelos profissionais da área da saúde, possibilitando um suporte a essas comunidades. Vamos ampliar esse mutirão para mais localidades. Esse é um dos nossos compromissos”, disse o gestor municipal.

Nesta primeira edição, foram ofertadas consultas em Cirurgia Geral, Cardiologia, Urologia e Endocrinologia, além de pequenas cirurgias, além de exames como: Mamografia, Ultrassonografia, Eletrocardiograma, Testagem para sífilis e HIV em gestantes e Exames laboratoriais, e vacinas diversas.

“Esse trabalho tem o intuito de aproximar a saúde da população mais ainda. Tivemos uma quantidade de pessoas maior do que o esperado, estamos conseguindo desenvolver o nosso trabalho, que é de atender essa população com esse trabalho especializado mais perto, principalmente essa comunidade rural que tem dificuldade de acesso a zona urbana”, falou Gilberto Albuquerque, presidente da FMS.

O primeiro Saúde ItineranTHE realizou:
Cardiologista: 100 atendimentos
Urologia: 56 atendimentos
Endocrinologista: 33 atendimentos
Cirurgias: 60 procedimentos
Ultrassonografia de abdômen total: 27
Ultrassonografia transvaginal: 18
Ultrassonografia prostática: 4
Eletrocardiograma: 58 exames
PSA: 37 exames
Histopatológicos: 11
Mamografia: 152

O coordenador da UBS, Antônio Carlos, comemora a ação itinerante e destaca a importância de levar serviços de saúde até a população.

“Esse avanço que a atual gestão vem promovendo para a saúde itinerante vem amenizar o que estamos tentando há muito tempo. Com essa ação, a nossa comunidade vem agradecer ao prefeito e envolvidos nesse mutirão da saúde. Espero que, a partir de hoje, esse dia se repita por diversas localidades para que mais pessoas possam ser atendidas”, declarou o coordenador.

Nesta primeira ação, as comunidades de Santa Luz, Campestre e Mama Mia foram contempladas.