A Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas Norte (SAAD Norte), entrega nesta terça-feira (17), a revitalização da Praça do bairro Santa Sofia. A cerimônia de inauguração ocorrerá às 17h e faz parte do cronograma de entrega do Canal de Águas Pluviais do bairro Mocambinho.

De acordo com o superintendente Daniel Carvalho, da SAAD Norte, a reforma da Praça faz parte do Projeto “Essa Praça é Sua’, onde a SAAD Norte reforma e entrega a cada 15 dias uma praça na zona Norte da cidade.

“Esse projeto foi desenvolvido pela ex-superintendente Ana Paula Santana e temos dado continuidade. E lá tem um plus, onde fizemos uma parceria com estudantes da Uninovafapi, onde eles pintaram e realizaram desenhos em alguns trechos do local”, disse.

A presença do prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, está confirmada no evento. Para Daniel Carvalho é cada vez mais necessário o olhar cuidadoso e atencioso do poder executivo. Ele afirma que a determinação do prefeito foi para que não apenas o Canal do Mocambinho fosse entregue, mas também os demais espaços públicos que ficam instalados naquela região.

“Quando retomamos a obra trouxemos o prefeito para olhar de perto e pedimos agilidade nos trâmites burocráticos. A partir daí, ele com o olhar sensível, determinou que também fizéssemos intervenções nos espaços que ficam no entorno do Canal, como a Praça do Santa Sofia, que cuidamos em incorporar no nosso projeto e deixamos totalmente reformada e apta para receber a população em geral”, destacou o superintendente Daniel Carvalho.

A estudante de Arquitetura e Urbanismo, da Uninovafapi, Bianca Ly, foi uma das 22 alunas do 5º período que esteve presente na ação. De acordo com ela, a ação foi importante pelo fato de mexer diretamente no cotidiano dos moradores, o que faz com que a população se aproxime cada vez mais do espaço público.

“O objetivo é promover a reapropriação da praça por seus principais usuários, que é a comunidade local. Levar mudanças através de intervenções que permitem uma maior aproximação do usuário com a praça, mostrando o impacto causado na rotina da comunidade que faz uso daquele espaço”, afirmou a estudante.

Os serviços executados na praça pelos estudantes foram pintura artística na pavimentação, instalação de pneus coloridos com muda e pintura artística dos canteiros.