A Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Executiva de Planejamento Estratégico e Gestão, por determinação do prefeito Dr. Pessoa, está participando do 1° Encontro Urban95 Brasil. O evento ocorre na capital de Roraima, Boa Vista, contando com a presença de gestores de todo o país. É uma ação da Fundação Bernard van Leer, juntamente com AVSI Brasil, e ocorre nos dias 17 e 18 de maio.

O objetivo deste encontro é discutir políticas públicas voltadas para primeira infância, bem como apresentar estratégias. O evento reúne representantes das 24 cidades que compõem a Rede Urban95 e nestes dois dias estão percorrendo alguns dos principais locais voltados para primeira infância da capital de Roraima. “A partir da visão de que o recursos voltados para primeira infância também são um investimento, nós deixamos de pensar que seriam gastos da administração e sim uma aposta no futuro. Eu já participo efetivamente da política de primeira infância , também dando suporte para que os projetos tenham início, meio e fim e que não fiquem no meio ou no limbo por falta de recursos, assegurando que os projetos tenham continuidade”, pontua Marcio Vinicius de Souza Almeida, Secretário de Finanças e presidente da comissão da primeira infância de Boa Vista.

A programação do 1º Encontro da Rede Urban95 iniciou na terça-feira (17), e segue na quarta-feira (18), com a realização de palestras, visitas técnicas e confraternizações. “Nós fomos convidados pela rede urban95 ainda no mês de julho de 2021 para fazer parte desta parceria, sendo um pleito da agenda Teresina 2030, na gestão do prefeito Dr Pessoa. Essa parceria com a Fundação Bernard van Leer, serve para que possamos trabalhar políticas para a primeira infância e desenvolver projetos para esse público de Teresina. O programa tem a perspectiva de trabalhar não só para crianças, mas atendendo a legislação da primeira infância que vai até os 6 anos, então esse olhar é voltado para essas crianças e seus cuidadores, gestante e puérperas”, explica Kárita Allen, Secretária Executiva de Planejamento e Gestão de Teresina.

A Prefeitura de Teresina vem desenvolvendo projetos que abrangem este público desde a concretização da parceria com a Urban95 no ano de 2021, e desde então vem trabalhando com um direcionamento amplo referente ao planejamento urbano voltado para primeira infância. “O trabalho está sendo desenvolvido, a cidade tem alcançado muitos avanços . Há pouco mais de um mês atrás nós fomos convidados para participar do primeiro encontro nacional da rede Urban95, na capital brasileira da primeira infância, Boa Vista (RR), nós temos feito aproximações e acompanhado o trabalho que vem sendo desenvolvido por outras cidades. Estamos verificando na prática alguns projetos de muito sucesso em Boa Vista, que vem abrindo caminhos para que a Prefeitura de Teresina também possa encabeçar ideias que vem ao encontro de demandas da população’’, acrescenta a Secretária Executiva, Kárita Allen.

O QUE É A URBAN95?

A Urban95 é uma iniciativa internacional da Fundação Bernard van Leer que visa incluir a perspectiva de bebês, crianças pequenas e seus cuidadores no planejamento urbano, nas estratégias de mobilidade e nos programas e serviços destinados a eles. Gestores públicos e técnicos recebem apoio e capacitação sobre formas de contribuir com o desenvolvimento integral das crianças a partir da experiência das cidades, identificando e atuando nos territórios onde os bebês e suas famílias estão, em especial aqueles mais vulneráveis.

A Rede Urban95 Brasil surgiu com o objetivo de promover, desenvolver e fortalecer programas e políticas públicas voltadas ao bem-estar e qualidade de vida das crianças de 0 a 6 anos nas cidades brasileiras.

Integram a rede Urban95 Brasil 24 municípios. Em fase avançada de mobilização há: Aracaju (SE), Boa Vista (RR), Brasiléia (AC), Campinas (SP), Caruaru (PE), Crato (CE), Fortaleza (CE), Ilhéus (BA), Jundiaí (SP), Niterói (RJ), Pelotas (RS), Recife (PE) e São Paulo (SP). E em fase de integração há: Alcinópolis (MS), Alfenas (MG), Benevides (PA), Canoas (RS), Cascavel (PR), Mogi das Cruzes (SP), Paragominas (PA), São José dos Campos (SP), Sobral (CE), Teresina (PI) e Uruçuca (BA).