A Prefeitura de Teresina, através Secretária Municipal de Produção Agropecuária (SEMP) em parceria com o Banco do Nordeste, lançam o Programa de Desenvolvimento Territorial (PRODETER), para contribuir com o desenvolvimento territorial e local por meio da organização, fortalecimento e elevação da competitividade das atividades econômicas.

O PRODETER levará crédito e assistência técnica para produtores, buscando melhorar a produção e a comercialização dos produtos, através de planejamento, implementação e a autogestão do processo de desenvolvimento sustentável.

O projeto busca fortalecer as cadeias produtivas das atividades priorizadas; incorporar inovações tecnológicas em atividades produtivas; potencializar a cooperação e a participação dos agentes institucionais e econômicos no processo de desenvolvimento local e territorial; e promover a articulação de políticas públicas para o desenvolvimento local e territorial.

Cinco atividades estão sendo priorizadas. São elas: Piscicultura, ovinocaprinocultura, cajucultura, Horticultura, e Turismo da saúde. Em cada município foi criado um comitê gestor municipal, para coordenar as ações locais e um Comitê Gestor Territorial, que é a instância de governança maior.

Um plano de ação foi elaborado voltado especificamente para Horticultura. O lançamento do Plano deverá ter dois momentos, com solenidade de lançamento e uma feira para a comercialização dos produtos. O lançamento está previsto para o dia 01 de julho, na praça Rio Branco, no Centro de Teresina.

O projeto ainda conta com a parceria das prefeituras de Altos, Miguel Alves, União e também da SENAR, SEBRAE, STTR, SEPLAME e EMATER.