O programa Permacultura na Escola é uma ação realizada pela Secretaria Municipal de Educação (Semec), que é voltada para a utilização de regaste dos ambientes naturais, além de ser uma forma de produção sustentável que pode ser usada para educar, projetar, criar, administrar e aprimorar todos os esforços feitos por pessoas, famílias e comunidades em busca de um futuro sustentável.

A permacultura na escola busca formas de proporcionara alunos, equipes e famílias a construção de hábitos saudáveis e sustentáveis, tornando-se conscientes da necessidade da transformação social, refletindo sobre seu papel no ambiente, promovendo o pleno desenvolvimento individual e coletivo e favorecendo uma prática pedagógica e de educação ambiental voltada ao conhecimento pleno ao educando.

Na manhã de hoje (19), o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), Nossa Senhora da Guia, localizado na zona Sudeste de Teresina, recebeu equipe da Semec para o lançamento do Programa Permacultura. Participaram da ação 40 crianças do Maternal II, I e II Período do turno da manhã e seus familiares.

“A proposta foca na construção de hábitos saudáveis e na prática harmoniosa da vivência com a natureza, provocando assim uma reflexão e um impacto positivo no comportamento de toda comunidade escolar. No chão da escola é possível trabalhar de forma concreta ações e atividades baseadas em princípios básicos sustentáveis: reciclar, revitalizar espaços, produzir insumos e reduzir danos ao meio ambiente. Nasce hoje em nosso espaço escolar uma mini horta”, informou Rafaella Nunes, gestora administrativa

“A ideia é iniciar com o ciclo de informações com o permacultura nas escolas nos centros municipais, onde plantamos a semente, motivamos a comunidade que já começa a fazer os seus plantios a criar seus espaços, tornando-os mais naturalizados”, informou Janaina Moura, coordenadora de Ações Educacionais da Semec.