Teve início nesta sexta-feira (20), no Centro de Convenções de Teresina (CCT), a primeira edição do “Seminário Entre Rios”. Um evento que visa promover o turismo esportivo na cidade, e que inclui ações de empreendedorismo, desenvolvimento econômico, atividades esportivas, capacitação e cultura.

Para o secretário da Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcelo Eulálio, esse evento nasce com um propósito de se fixar no calendário de Teresina. “O turismo de esporte gera emprego e renda, além de ser inclusivo no sentido em que toda família participa, e por toda essa sua importância cabe a nós gestores propiciar as condições necessárias para que este evento se realize e se consolide”, afirma.

Ainda, segundo o gestor, além do poder público se faz importante nestes momentos a participação também da iniciativa privada. “Com essa parceria entre poder público e iniciativa privada poderemos fortalecer esse evento que nasce com a pretensão de ser grande, e assim permanecer no calendário não só municipal, mas nacional, e não tenho dúvidas que isso repercutirá economicamente de maneira positiva para a capital e para todos que empreendem na área dos esportes”, esclarece.

A rodada de palestras do dia iniciou com a participação do jornalista, Fracinito Loreiro, que abordou sobre os desafios do Jornalismo Esportivo. A atividade tem continuidade no sábado (21), com início programado para às 9h e encerramento às 16h com um momento especial com o nadador Thiago Pereira, que vai contar um pouco da sua trajetória na natação.

Já as competições de ciclismo, corrida, beach tennis e patins, serão realizadas entre os dias 21 e 22 de maio, na Avenida Raul Lopes, das 7h até as 17h. No ciclismo a premiação de R$20 mil também é um atrativo para a participação de competidores, além do Piauí, Maranhão, Ceará, Paraíba e Pará. Os três primeiros colocados das demais categorias esportivas, também receberão uma premiação em dinheiro.

O Seminário Entre Rios é uma realização do Instituto de Gestão e desenvolvimento Social (IGDS), e conta com o apoio da Prefeitura de Teresina, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC), Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL), Fundação Wall Ferraz (FWF) e Fundação Monsenhor Chaves (FMC) e também do Governo do Estado do Piauí e do Vereador Venâncio Cardoso.

“Nosso evento já inicia grande, pois em competições como o beach tennis contaremos com atletas de renome nacionais e internacionais. Já as provas de bicicleta atraíram competidores de vários estados do Brasil, e o patins que mesmo não sendo um esporte muito divulgado, surpreendeu com a quantidade de atletas inscritos. Sem falar nas palestras que traremos nomes de destaque nacional e mundial no esporte. Estamos empenhados em fazer um evento inesquecível e proporcionar à população teresinense uma experiência incrível”, finaliza o presidente do instituto IGDS, Kayo Sampaio.

Fotos: Ascom Semdec

Confira a programação: