O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Helena Medeiros, localizado no Parque Lagoas do Norte, está desenvolvendo o Projeto Mundo da Imaginação. Por meio dessa iniciativa, pretende-se resgatar os contos de fadas e fábulas que estão um pouco ausentes da vida escolar e também do cotidiano de algumas crianças.

O objetivo é ensinar que a leitura também é um instrumento para a aprendizagem e que inserida de forma prazerosa, com ferramentas lúdicas, permite às pessoas explorarem mundos diferentes dos seus, reais ou imaginários. Com isso, elas se aproximam de outras pessoas e de suas ideias, que as converte em exploradores de um universo que é construído com a imaginação.

O projeto teve início no ano passado e é voltado a alunos do Maternal ao II Período. Uma vez na semana são dramatizadas histórias infantis, onde os pequenos interagem, se divertem e aprendem de forma lúdica.

“As crianças são levadas a refletir sobre os componentes que são comuns à maioria dos contos de fadas e estimuladas a ter o gosto pela leitura. Além disso, desperta nelas a criatividade e a imaginação, incentivando também a produção e a compreensão de textos”, explica a diretora do Cmei, Ana Karina Araújo.

Foto: Divulgação (Semec)