A parceria da Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMAM), com a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE), inaugura, neste sábado, dia 21, a Central de Logística Reversa de Eletroeletrônicos, colocando a capital piauiense no mapa das cidades contempladas pelo projeto pioneiro de destinação final ambientalmente correta de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos, em parceria com o Ministério de Meio Ambiente.

Com a presença do secretário de Qualidade Ambiental no Ministério do Meio Ambiente, André França, do secretário municipal do Meio Ambiente, Luis André de Arruda Mont’Alverne, e representantes da ABREE, entidade gestora sem fins lucrativos presidida por Sérgio de Carvalho Mauricio, o evento será realizado na sede do Projeto Recicla Codipi, entidade escolhida para armazenar o descarte, que é a essência do projeto da associação.

“É uma iniciativa de extrema importância para os cidadãos de Teresina, que saberão agora que o seu descarte eletroeletrônico não vai gerar impacto ambiental negativo, graças a essa iniciativa da ABREE”, afirma Luis André, titular da SEMAM Teresina. “Nós, da Secretaria do Meio Ambiente, temos o maior interesse em acompanhar de perto esse processo. Teresina vai começar como um centro de armazenamento deste descarte, que será encaminhado para a destinação final. Quem sabe em um futuro próximo não estaremos aptos a abraçar também as próximas etapas do processo?”, completa.

Impacto positivo

Criada em 2011, a ABREE define e organiza o gerenciamento da implementação do sistema coletivo de logística reversa de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos, promovendo economia de grande escala. Com 54 associados que representam 186 marcas, a associação é responsável pelo gerenciamento, por meio da contratação, fiscalização e auditoria dos serviços prestados por terceiros, além de contribuir com informações para todos os envolvidos da cadeia, responsáveis pela viabilização da logística reversa de eletroeletrônicos e eletrodomésticos no País.

A Central de Logística Reversa, que funcionará na sede do Recicla Codipi, facilitará a destinação final ambientalmente correta dos produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos descartados pela população na capital do Piauí. No evento, representantes da ABREE e autoridades fornecerão mais detalhes sobre o projeto ambiental e sobre o atual cenário da logística reversa no Brasil.

Reciclagem e renda familiar

O Projeto Recicla Codipi foi criado em 2019 com o objetivo de conscientizar a população sobre a maneira correta do descarte do lixo. Em um segundo momento, segundo seu coordenador, Antonio Paz, o grupo resolveu reaproveitar o que era descartado. E, por meio de parceira, criou a cooperativa que beneficia, com renda, 40 famílias, reciclando 70 toneladas de resíduos sólidos por mês. “Agora, essa parceria com a ABREE vai aumentar a nossa capacidade de atuação, recebendo este tipo específico de material, o eletroeletrônico. Isso vai enriquecer a nossa seara de trabalho, trazendo melhor estrutura financeira aos nossos cooperados”, afirma Antonio Paz.