A Fundação Municipal de Saúde (FMS) dá continuidade às campanhas de vacinação contra a covid-19, gripe e sarampo vigentes em todo o país. Diversos pontos estarão abertos na próxima semana em Unidades Básicas de Saúde (UBS), postos drive thru e em pontos de agendamento, divididos pelos diferentes públicos e etapas contemplados.

Hoje (20), às 18h, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) abre novo agendamento para a vacina contra a covid-19. As vagas desta vez contemplam segunda e terceira dose (primeiro reforço) para pessoas de 18 anos e mais. Para marcar, basta acessar o site http://vacinaja.fms.pmt.pi.gov.br/ .

De segunda a sexta-feira (23 a 27) oito pontos estarão disponíveis para vacinação drive thru. São eles: Terminais Parque Piauí, Zoobotânico, Itararé, Livramento, Buenos Aires, Bela Vista, CEU Norte e Teresina Shopping (edifício garagem – estacionamento G3). Nestes locais, serão recebidos os públicos para 1ª e 2ª dose (pessoas de 12 anos e mais), além do 1º e 2º reforço (adultos 18 anos e mais com intervalo mínimo de 4 meses da última dose). Todos os postos funcionam das 9h às 17h.

A vacinação infantil contra a covid-19 segue sendo realizada nas UBS Buenos Aires, Parque Brasil, Saci, Monte Castelo, Irmã Dulce, Cidade Jardim, Satélite, Alto da Ressurreição e Parque Poti. Nestes locais, serão recebidas todas as crianças de 5 a 11 que precisam tomar primeira ou segunda dose, sem necessidade de agendamento. “Chamamos atenção para o intervalo entre a primeira e a segunda dose infantis adotado atualmente, que é de 28 dias para a Coronavac e 21 dias para a Pfizer”, ressalta Emanuelle Dias, coordenadora da campanha de vacinação da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

As demais UBS receberão os grupos prioritários da vacina da gripe: Crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhador da saúde, gestantes, puérperas, professores, idosos, pessoas com deficiência permanente e caminhoneiros. Nestes mesmos locais, está sendo feita a vacina contra o sarampo, que é voltada para crianças de 6 meses a menores de 5 anos (independentemente da situação vacinal) e trabalhadores da saúde (neste caso, em caráter de atualização da caderneta).

Para receber a vacina é necessário apresentar um documento de identificação com foto, CPF ou cartão do SUS e o cartão de vacina. Os professores devem ainda apresentar um contracheque atual ou documento que comprove a atividade laboral (últimos 3 meses), expedido pela instituição onde o trabalhador atua, no município de Teresina. Pessoas com comorbidades e deficiência permanente devem apresentar um laudo ou declaração que comprove a comorbidade, com assinatura e carimbo do profissional de saúde.

Cronograma de vacinação – 23 a 27 de maio

Agendamento

20.05.2022 às 18h

– 2ª dose
– Dose de reforço – adultos 18 anos e mais (intervalo mínimo de 4 meses da última dose);

Drive Thru
23 a 27.05.2022 (segunda a sexta) – 9h às 17h

Locais: Terminal Parque Piauí, Zoobotânico, Itararé, Livramento, Buenos Aires, Bela Vista, CEU Norte, Teresina Shopping (edifício garagem – estacionamento G3)

População em geral COVID
– 1ª dose (12 anos ou mais)
– 2ª dose (12 anos ou mais)
– 1º Reforço (18 anos e mais – intervalo mínimo de 4 meses da última dose)
– 2º Reforço (18 anos e mais – intervalo mínimo de 4 meses da última dose)

UBS

23 a 27.05.2022
Locais: Locais: UBS Buenos Aires, UBS Parque Brasil, UBS Saci, UBS Monte Castelo, UBS Irmã Dulce, UBS Cidade Jardim, UBS Satélite, UBS Alto da Ressurreição, UBS Parque Poti

– 1ª e 2ª dose – Crianças de 5 a 11 anos (livre demanda)

Demais UBS – Gripe e sarampo

– Crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) (gripe e sarampo)
– Trabalhador da Saúde (gripe e atualização de sarampo se necessário)
– Gestantes (apenas gripe)
– Puérperas (apenas gripe)
– Professores (apenas gripe)
– Idosos (60 anos e mais) (apenas gripe)
– Pessoas com deficiência permanente (apenas gripe)
– Caminhoneiros (apenas gripe)