A Escola Municipal Mascarenhas de Moraes, localizada no bairro Ilhotas, zona Sul, está trabalhando formas de melhorar o desempenho dos alunos através do Projeto Lê Mascarenhas. A ação faz parte do Alfabetiza Teresina, projeto da Secretaria Municipal de Educação (Semec) que vem sendo desenvolvido nas unidades de ensino desde 2018.

Fotos: Ascom Semec

“Iniciamos o projeto há um mês, com o retorno das aulas presenciais em nossa escola. Ele atende cerca de 150 alunos do 1° ao 3° anos do Ensino Fundamental com dificuldades de leitura e estamos analisando a possibilidade de estendê-lo ao 4ª e 5° anos também”, explica o diretor da escola, Luciano Ferreira.

O projeto Lê Mascarenhas envolve o incentivo da leitura diária e ampliação do vocabulário dos alunos, por meio da ludicidade, com brincadeiras, teatro e contação de histórias, formas divertidas de aprender e melhorar o nível de leitura.

O secretário municipal de Educação, Nouga Cardoso, afirma: “O Alfabetiza Teresina alcançou, em 2021, em torno de 25.400 alunos da Rede Municipal. Envolve monitoramento, formação, avaliação, um plano de ensino bem estruturado e expectativas de aprendizagem. Por meio dele as crianças melhoram o nível de leitura e o seu desempenho acadêmico”.