Uma companhia de teatro maluca e divertida conquistou, nesta segunda-feira (06), a atenção dos alunos da Escola Municipal José Auto de Abreu, no bairro São Pedro, com um roteiro sobre sustentabilidade. A atividade é parte do Teatro Itinerante Arte e Cultura em Cena, um projeto financiado pelo Ministério do Turismo e órgãos de iniciativa privada.

Além da E. M. José Auto de Abreu, também participarão as escolas municipais Antônio Dilson Fernandes e Extrema, nos turnos manhã e tarde. Ao todo, serão seis apresentações com as temáticas “Futuro Melhor” e “Bullying”. O teatrinho recebe um cenário completo e figurinos que fazem os olhos das crianças brilharem. A ideia é mostrar como será o futuro em alguns anos se a atual geração não cuidar do planeta.

Fotos: Ascom Semec

O produtor cultural do projeto, Rannes Rob, conta que para muitas crianças esse é o primeiro contato com a arte, assim conseguem chamar atenção para conscientizar e educar os alunos sobre temas importantes para todos. “Somos três equipes rodando o país. Em Teresina, trouxemos essas duas temáticas para trabalhar com alunos de 7 a 9 anos. Essa foi a primeira experiência, bastante animadora, e agora seguiremos para as outras unidades de ensino”, explica o produtor.

Fledson Sena, diretor da escola, conta que o projeto soma o aprendizado da temática vista em sala de aula, o que torna ainda mais significativo. “Trazemos isso no planejamento pedagógico, mas é diferente quando estão vendo com personagens, participando dos experimentos. Inclusive está previsto em lei que o aluno precisa ter contato com a cultura. Acreditamos que foi uma grande oportunidade para uma reflexão diferente, que levem para cada e possam ir mudando os hábitos”, disse o gestor.

Quem gostou mesmo foi o Apolo Felix, do 2º ano do Ensino Fundamental. Ele conta que amou as fantasias e nunca tinha visto nada igual. “Foi muito legal e diferente, aprendi sobre cuidar do mundo”, concluiu.