Mais uma conquista para a Rede Municipal de Educação de Teresina. A aluna Paula Cristina dos Santos Vieira, do 8º ano da Escola Municipal Júlio Lopes Lima, conquistou o 2º lugar na categoria Fundamental Maior (6º ao 9º ano) no 15º Concurso Jovens Escritores. O evento é uma realização da Fundação Octávio Miranda em parceria com a Fundação Quixote e tem como objetivo estimular a escrita e cultivar o hábito da leitura entre crianças e adolescentes.

Paula Cristina concorreu com os melhores alunos da rede particular de Teresina e se sobressaiu com um texto onde enfatiza a força do jovem em ações em prol da coletividade. “Eu citei o protagonismo juvenil e os impactos dele na sociedade, falei sobre a importância dos jovens na política e que eles podem participar de projetos que melhorem a vida em sociedade. O jovem é a nova geração”, afirma.

A diretora da E.M Júlio Lopes Lima, Suzana Paz, conta que a menina é uma das melhores alunas e já vem se destacando em outros projetos, como o Cidade Olímpica Educacional, criado pela Secretaria Municipal de Educação (Semec), que prepara estudantes para participação em competições acadêmicas de alto nível e reconhecimento nacional.

“A Paula Cristina já foi menção honrosa na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), é muito dedicada e aplicada em tudo que faz. Sem dúvidas é merecedora do resultado do concurso de escritores. Ganhou uma bicicleta e a mãe dela, assim como a comunidade escolar, está muito feliz”, diz a diretora.

O secretário municipal de Educação, Nouga Cardoso, pontua: É um orgulho termos entre os ganhadores uma aluna da Rede Municipal. É importante que os estudantes participem de competições onde possam exercitar a escrita e expressar seu pensamento crítico sobre temas relevantes, como o protagonismo juvenil, tema do concurso”.

Fotos: Jailson Soares/O Dia e Arquivo Pessoal