Estimular sensações e um novo olhar sobre o parque e seus recantos. Essa era a principal ideia da experiência oferecida a convidados pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMAM), gestores e alunos do curso de Turismo da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), no Parque da Cidadania que integra a rede de parques da Prefeitura sob administração da SEMAM.

O passeio ao cair da tarde foi prestigiado ainda pelo professor do curso de Bacharelado em Turismo da UESPI, Antônio Rafael Almeida e a gerente do Núcleo de Educação Ambiental da SEMAM, Naisis Castelo Branco.

A líder do tour foi a guia de turismo e universitária Joelma Bezerra, que fez o grupo ver o parque – um dos mais queridos e procurados pela população de Teresina, especialmente aos domingos, quando chega a registrar mais de 5 000 visitantes -, de maneira peculiar.

“A ideia foi propor uma vivência a partir dessa visita guiada observando as espécies vegetais, as peculiaridades do parque por meio do trabalho da Joelma”, afirmou Rafael. “Esperamos que a população ocupe cada vez mais este espaço que é de bem estar, de saúde, de lazer e também de turismo.”

Pausa na rotina

“Resolvi chamar o nosso tour de Sensações da Natureza e acredito que o público gostou bastante, especialmente da interação com os elementos naturais e de ter a oportunidade de dar está parada na rotina”, disse Joelma.

No projeto da guia de turismo profissional, contemplação das paisagens e caminhadas pelo Parque da Cidadania, momentos de silêncio para melhor assimilar o entorno… Tudo foi pensado para fazer a visita uma vivência sensorial que integrasse ainda mais homem e natureza.

Para complementar o projeto, a aluna da UESPI Jacirene Marques, apresentou sua brinquedoteca ecológica, com objetos reciclados. “São brinquedos que encantam não apenas as crianças, pois vão além do ‘brincar’: mostram que quase tudo pode ser reciclado”, afirma Jacirene.

Belezas do Parque da Cidadania encantam os visitantes. Foto ( Ascom/Semam)