A equipe da Secretaria Municipal de Educação (Semec) que realiza as atividades no Parque das Crianças recebeu profissionais do CAPS Infanto Juvenil (CAPSi) junto com algumas crianças, adolescentes e seus familiares para aproveitar as belezas naturais do espaço. O grupo vivenciou um dia de contato com a natureza.

A articulação entre a Fundação Municipal de Saúde (FMS) e a Semec iniciou pelo contato da assistente social do CAPSi, Izabel Herika, a partir do projeto “Abrace o território”, com o objetivo de buscar alternativas de vivências dos usuários do CAPSi dentro dos espaços urbanos de Teresina em uma proposta que reforça a luta antimanicomial. Essa é uma ação da Prefeitura de Teresina na expansão do respeito e acolhimento no tratamento de saúde mental e na interação das famílias através do lazer ativo como prática de auto cuidado da saúde.

Saúde e Educação são indissociáveis, e o Parque das Crianças se apresenta como cenário perfeito para essa integração junto à natureza, oportunizando aos participantes um momento de descontração e divertimento. “Ações intersetoriais como essa estreitam os vínculos e fortalecem os conhecimentos. Oportunizar essas crianças e familiares a vivenciarem um momento de experimentação, contato com a natureza e inclusão, vem reafirmar intencionalidade sistêmica de nossas ações desenvolvidas no Parque das Crianças”, declarou Janaina Moura, coordenadora de Ações Educativas da Semec.