O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Teresina (Conade-TE) e o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Piauí (Conede-PI) vão promover, nesta terça-feira, (28), de 9h às 12h, no pátio da Semcaspi, o Dia D de inclusão da Pessoa com deficiência. As ações são de cidadania, saúde, lazer e transporte.

O Dia D de inclusão da Pessoa com Deficiência conta com a parceria da Prefeitura de Teresina; Semcaspi, Strans, Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência; SEID; Sasc-PI; OAB-PI; Projeto Supera; Projeto Música Especial; e Bem Cuidar Emergências.

De acordo com Gilmara Costa, presidente do Conade-TE, o Dia D está sendo realizado em alusão ao mês da Pessoa com deficiência.

“O Conade-TE vem articulando com todos os nossos parceiros, com o objetivo de facilitar a vida das pessoas com deficiência, especialmente, por conta da pandemia. Muitas pessoas não tiveram acesso aos serviços públicos que lhes são de direito, inclusive, com Passe Livre desatualizado. Será um momento para colocar muitas demandas em dias”, esclareceu.

Para Allan Cavalcante, secretário da Semcaspi, a proposta é garantir o efetivo uso dos direitos deste público.

“Esta ação atende aquele público que ficou impossibilitado de se deslocar ou ter acesso aos serviços públicos por alguma razão da pandemia da Covid-19 e com isso terão acesso a diversos serviços voltados exclusivamente para a pessoa com deficiência”, pontuou.

SERVIÇOS

Dentre os serviços oferecidos na ação do Dia D da Inclusão da Pessoa com Deficiência estão: emissões de Carteira de Identificação do Autista; Passe Livre Intermunicipal; Passe Livre Cultura; Cadastro no Piauí Inclusivo e muitos outros.