Aconteceu na manhã desta segunda-feira (27) o último encontro semestral de formadores da educação inclusiva no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC).

Participaram da formação, professores do atendimento educacional especializado que estão em sala de aula.

Com intuito de fortalecer a educação para todos os públicos, a SEMEC iniciou neste ano de 2022 a formação de formadores na perspectiva inclusiva, ampliando ofertas que já existiam nos anos anteriores, como o curso de Libras.

Foto: Ascom Semec

Para atender as demandas da inclusão, foi criado um projeto sistemático e iniciada a formação de professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) que iniciou em abril, com encontros quinzenais, às segundas-feiras.

“Precisamos entender que a inclusão não se faz só com o público-alvo da educação especial, mas com todos”, pontua Cássia Dias, Coordenadora de formações em educação inclusiva da SEMEC.

A Prefeitura de Teresina oferece o acolhimento às demandas inclusivas por meio do Centro Municipal de Atendimento Multidisciplinar (CMAM), atendendo crianças com transtornos ou dificuldades de aprendizado e Cássia Dias pontua que estão sendo feitas parceria com Centro para aprofundar ainda mais as formações “para que as crianças das escolas da Rede Municipal sejam identificadas e encaminhadas para o CMAM”.

A formação retorna em agosto, com os professores quinzenalmente e com outros grupos da comunidade escolar mensalmente ou bimestralmente.

“Atendendo os formadores, pretendemos este ano ainda atender os professores de sala de aula regular, pois através das formações, o professor formador vai levar para a formação desses professores a perspectiva inclusiva”, finaliza a Coordenadora.