Planejamento estratégico é tema de treinamento para servidores da Prefeitura de Teresina. Foto ( Ascom/Semplan)

A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN), realizou nesta segunda-feira (27), treinamento para os servidores das pastas municipais sobre as fases e as ferramentas de diagnóstico do Planejamento Estratégico da gestão pública.

O objetivo deste encontro foi promover a compreensão das fases do planejamento; níveis de planejamento; planejamento por cenários; missão, visão e valores; conceitos; ferramentas de planejamento e gestão; planejamento estratégico situacional.

De acordo com a secretária executiva de planejamento estratégico e gestão, Kárita Állen, a Instrução Normativa nº 01/2022-TCE, de 31 de março de 2022, que trata da composição dos Relatórios de Gestão Consolidados, demanda de materiais de gestão mais elaboradores e que haja adaptação das rotina de planejamento de ações de cada pasta.

“ Nós já avançamos nessa temática, na qualidade dos materiais de planejamento de ações do município de Teresina, dentro da gestão do prefeito Dr Pessoa. Isso nos orgulha, pois buscamos apresentar resultados cada vez mais consistentes e alinhados com as demandas dos órgãos de controle. Assim, trabalhamos de forma organizada e conseguimos apresentar uma prestação de contas cada vez mais completa e satisfatória”, explicou Kárita.

O encontro de servidores ocorreu no auditório do Centro de Formação Professor Odilon Nunes. Amanhã (28), terça-feira, os gestores das pastas municipais se reúnem para tratar de mais demandas referentes a Instrução Normativa Nº 01/2022-TCE.

A Instrução, de 31 de março de 2022, disciplina a composição do Relatório de Gestão Consolidado e dá outras providências.

A prestação de contas dos gestores públicos deve conter elementos e demonstrativos que evidenciem a boa e regular aplicação dos recursos públicos, bem como o resultado das ações empreendidas pelos administradores e responsáveis quanto ao cumprimento dos objetivos estabelecidos para a Unidade Prestadora de Contas (UPC).