A Secretaria Municipal de Educação (Semec) está promovendo reuniões com os gestores escolares para repassar orientações sobre o Censo Escolar 2022, principal pesquisa estatística sobre a educação básica brasileira. O levantamento é coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e realizado em regime de colaboração junto às secretarias estaduais e municipais de Educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.

Foto: Ascom Semec

“Hoje nós tivemos reunião com os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) para tratar da primeira etapa do Censo Escolar, onde é feita a coleta dos dados. Essa reunião é importante para que os gestores tomem conhecimento sobre as modificações que ocorreram e assim garantir precisão das informações que vão integrar o relatório gerencial que será encaminhado à Secretaria”, informa o secretário executivo de Ensino da Semec, Kleytton dos Santos.

Entre as novidades no censo deste ano está a alteração do formulário que as unidades de ensino precisam preencher, a fim de contemplar as informações exigidas para o repasse de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

A pesquisa abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica: ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional. A primeira etapa do Censo Escolar 2022 está em andamento e os gestores escolares devem declarar os dados ao Sistema Educacenso até o dia 1º de agosto, respondendo aos formulários ou realizando a migração dos dados.