Informações sobre Certidão de Uso do Solo

1. O que é o serviço?

Este serviço tem como objetivo a solicitação de documentação que atesta o zoneamento respectivo do imóvel, bem como as atividades que podem ser realizadas conforme lei de uso de ocupação.

São necessários os seguintes documentos obrigatórios (PESSOA FÍSICA):

  • Requerimento (um modelo é disponibilizado no ato do peticionamento)
  • RG e CPF do Requerente
  • Comprovante de Endereço Residencial Atualizado
  • Certidão de registro de imóvel atualizada com data de emissão de no máximo 1 ano ou Escritura Pública, Título de Aforamento, Contrato de Compra e Venda, Contrato de Promessa de Compra e Venda ou outro documento, conforme o caso (apenas um dos listados é necessário)
  • Levantamento físico do proprietário e do imóvel
  • Croqui ou macrolocalização para identificação do terreno

Em caso de PESSOA JURÍDICA, os seguintes documentos são obrigatórios:

  • Requerimento (disponibilizado no ato do peticionamento)
  • Comprovante do CNPJ da Pessoa Jurídica
  • Contrato Social e Último Aditivo ou Estatuto Social e documento de Eleição do Responsável, que permita identificar o responsável pela gestão de Pessoa Jurídica
  • RG e CPF do Sócio ou Representante Legal da Pessoa Jurídica
  • Comprovante de Endereço Atualizado
  • Certidão de registro de imóvel atualizada com data de emissão de no máximo 1 ano ou escritura pública, Título de Aforamento, Contrato de compra e venda ou outro documento, conforme caso (apenas um dos listados é necessário)
  • Levantamento jurídico do proprietário e do imóvel
  • Croqui ou macrolocalização para identificação do terreno

Também podem ser adicionados de forma opcional os seguintes documentos:

  • Anexos
  • Comprovante de Residência Atualizado do Procurador
  • CPF do Procurador
  • Documento de Identificação do Procurador
  • Instrumento de Procuração Particular ou Procuração Pública

2. Canais de atendimento para solicitar o serviço

– PELO  SISTEMA DE PETICIONAMENTO ELETRÔNICO 

A Prefeitura de Teresina permite ao Cidadão peticionar de forma eletrônica este serviço através do sistema de Processo Eletrônico.

Para isso é preciso que o Cidadão solicite seu cadastro preenchendo um formulário online.

Peticionamento Eletrônico

Não possui cadastro? Clique aqui se você ainda não está cadastrado

– PESSOALMENTE 

Caso o Cidadão prefira pode comparecer  a Superintendência de Desenvolvimento Urbano de sua região nos seguintes endereços:

  • SDU – LESTE
    • Endereço: Av. Zequinha Freire, 370 – Uruguai, Teresina – PI, 64057-310
      Horário: Seg a Sex, 07h30 às 13:30
      Telefone: (86) 3215-7874
  • SDU – CENTRO/NORTE
    • Endereço: R. Clodoaldo Freitas, 664 – Norte – Centro (Sul), Teresina – PI, 64000-360
      Horário: Seg a Sex, 07h30 às 13:30
      Telefone: (86) 3215-7462
  • SDU – SUDESTE
    • Endereço: Av. Dep. Paulo Ferraz, 1895 – Beira Rio, Teresina – PI, 64075-535
      Horário: Seg a Sex, 07h30 às 13:30
      Telefone: (86) 3215-7855
  • SDU-SUL
    • Endereço: Av. Barão de Gurguéia, 2630 – São Pedro, Teresina – PI, 64019-352
      Horário: Seg a Sex, 07h30 às 13:30
      Telefone: (86) 3215-766

3. Taxas cobradas

Possui taxas.

Saiba como:

Peticionar Processo Novo

Peticionar em Processo Já Existente