Secretaria Municipal de Finanças – SEMF


Atualizado em 12 de março de 2025 às 10:30:30.


Olá! Seja bem vindo(a) à área de serviços da Secretaria Municipal de Finanças.

Aqui você poderá encontrar alguns serviços e acessos à SEMF.

A Secretaria Municipal de Finanças – SEMF é órgão da Administração Direta da Prefeitura Municipal de Teresina/PI, responsável pela Administração Tributária e Financeira, Contabilidade Geral, liquidação e pagamento de despesas, com a finalidade de prover recursos ao Poder Público Municipal, mediante uma política tributária racionalmente justa, de controle e otimização da sua aplicação, na consecução de bens e serviços para atendimento das necessidades da população.

E-mails para contato com a Secretaria Municipal de Finanças:

– IPTU, inclusive cadastro imobiliário: iptu.semf@pmt.pi.gov.br

– CND, Certidão positiva, restituições, compensações, baixas de pagamento, parcelamentos: arrecada.semf@pmt.pi.gov.br

– ITBI: itbi.semf@pmt.pi.gov.br

– Assuntos gerais relativos à Secretaria de Finanças, inclusive demandas relativas aos demais e-mails de contato desta lista: cap.semf@pmt.pi.gov.br

– Transferências constitucionais: getc.semf@pmt.pi.gov.br

– Nota fiscal (eletrônica e avulsa); envio/conversão de RPS em lote e suporte acerca da utilização desses sistemas: notafiscaleletronica.semf@pmt.pi.gov.br

– ISS (dúvidas e orientações acerca da legislação aplicável e demais assuntos relacionados ao ISS): iss.semf@pmt.pi.gov.br

– Taxas, Multas e Contribuições: taxas.semf@pmt.pi.gov.br

– Simples Nacional (enquadramento, dúvidas e demais orientações relacionadas): simplesnacional.semf@pmt.pi.gov.br

– Eventos (comunicação de eventos, dúvidas e demais orientações quanto ao ISS devido na realização de eventos, festas e congêneres): eventos.semf@pmt.pi.gov.br

– Cadastro mobiliário: Orientações relativas ao licenciamento de empresas; sistemas de licenciamento (SLIC e
Piauí Digital) e Alvará de Funcionamento: cadastromobiliario.semf@pmt.pi.gov.br

OBS.: A abertura ou alteração de empresa é realizada através da plataforma Piauí Digital (https://www.piauidigital.pi.gov.br/).

Alguns serviços prestados pela SEMF podem ser requeridos de forma digital. Os serviços são prestados a dois públicos, os usuários internos e externos:
  • usuário interno: é agente integrante dos quadros da Administração municipal direta ou indireta; e
  • usuário externo: pessoa física não pertencente aos quadros da Prefeitura do Município de Teresina que, mediante cadastro prévio, está autorizada a ter acesso ao SEI para consulta ou prática de atos processuais em nome próprio ou na qualidade de representante de pessoa jurídica ou de pessoa física.
Peticionamento Eletrônico 

Para fins de peticionamento eletrônico dos processos na SEMF os usuários tanto internos como externos devem se cadastrar no sistema. Veja todas as orientações de como proceder o cadastro Clicando aqui.

Para obter as todas as orientações para realizar os peticionamento consulte o Manual do Usuário Externo.

Modelos de documentos

É possível que a SEMF disponibilize algum modelo de documento para que se possa compor o processo. Os modelos podem ser eletrônicos, no próprio sistema, ou ser disponibilizado para baixar. Fique atento a qual processo exige o modelo disponibilizado.

Serviços


Para os usuários externos, os seguintes serviços podem ser requeridos de forma digital. Veja abaixo os serviços organizados por setor competente:

Para os usuários internos, os seguintes serviços podem ser requeridos de forma digital:

  • Não existe serviços disponíveis